Mulher e política na Casa Tpm 2013

por Redação

Elisa Gargiulo, Mary Del Priore e Clara Charf foram as convidadas de uma das mesas mais calorosas desse ano

Um dos debates mais calorosos da Casa Tpm 2013 foi sobre Mulher e Política. As convidadas da mesa foram Elisa Gargiulo, uma das criadoras da Marcha das Vadias, a historiadora Mary Del Priore e a ex-guerrilheira Clara Charf.

Clara é viúva de Marighella e falou sobre a época da ditadura. "Se você pega a palavra comunista, que vem de comum, eu me considero uma até hoje. Sempre achei que deveria ter um tipo de sociedade em que todas as pessoas pudessem ter liberdade, em que homens e mulheres fossem iguais."

Já a historiadora Mary Del Priore acredita que existe um grande vazio até hoje na política, fruto desse período. "Embora nós estejamos elegendo mais e mais mulheres no Congresso, não temos representantes políticas que falem à favor do aborto, de políticas para as mulheres. Mesmo as lutas e pessoas que representam essas lutas não conseguiram dar conta disso ainda", diz.

Elisa começou a militar em 1995 e não tinha tido contato com a cultura do estupro até se tornar uma das organizadoras da Marcha das Vadias de São Paulo. A vocalista da banda Dominatrix defende que é importante desnaturalizar o sistema de violência sexual da mulher e identificar isso nas leis e política vigente. 

fechar