Lola Aronovich: Quero que todos nós, mulheres e homens, sejamos livres

por Redação

A professora e autora do blog feminista mais acessado no país, Escreva, Lola, Escreva, é presença confirmada na Casa Tpm 2013

Lola Aronovich, professora de Literatura em Língua Inglesa na Universidade Federal do Ceará, é hoje a autora do blog feminista mais acessado no país - o Escreva Lola Escreva. Nele, além de tratar sobre questões femininas, ajuda quem chega até o blog para contar episódios de violência e preconceito. Recentemente, ela conversou com a gente sobre a cultura do estupro

Presença aguardada e confirmada na Casa Tpm 2013, ela fala sobre suas expectativas em relação ao evento e revela que se sente uma mulher livre depois de tantas conquistas profissionais e pessoais. 

“Se eu fosse me guiar só por mim, não seria feminista, já que não haveria necessidade. Mas meu feminismo não é por mim. ”
Lola Aronovich

Pra você, quais são as dores e delícias de ser mulher hoje? 
A dor é que, apesar de todas as conquistas, 70% dos pobres no mundo são mulheres. E mulheres ainda são espancadas, estupradas, mortas, por serem vistas como propriedade de homens. A dor é que as mudanças estão acontecendo muito lentamente. A delícia é que estão acontecendo. E não tem volta.

Conquistamos muitas coisas profissionalmente, nos relacionamentos, no poder de decisão e de expressão, mas você se sente livre mesmo? 
Pessoalmente, eu me sinto muito livre. Sou independente, tenho um blog em que posso escrever o que quiser, não sou ligada a dogmas religiosos que me prendem. Mas sei que sou privilegiada, e que a maior parte das mulheres não têm essas mesmas condições. Se eu fosse me guiar só por mim, não seria feminista, já que não haveria necessidade. Mas meu feminismo não é por mim. Eu luto por, e de preferência lado a lado, de quem não tem os mesmos privilégios que eu. Quero que todos nós, mulheres e homens, sejamos livres.

Qual é sua expectativa em relação à Casa Tpm? 
Só de ver a lista de quem vai participar, já estou cheia de expectativas. Vai ser maravilhoso conhecer pessoalmente tantas feras, tanta gente que admiro. E também será uma oportunidade de conversar com leitoras e leitores, que são sempre muito carinhosos comigo, e às vezes até me dão chocolate [risos]. Falando sério, acho que será uma ótima confraternização, um ótimo momento de reflexão e debate. Espero aprender muito.

Vai lá: Casa Tpm 2013
Quando? 17 e 18 de agosto
Onde? Nacional Club - R. Angatuba, 703 - Pacaembu, São Paulo

fechar