”Muitas mulheres alcançaram independência financeira, mas ainda não são mulheres autônomas”
Presença confirmada na Casa Tpm 2013, a escritora e psicanalista Regina Navarro Lins foi personagem das Páginas Vermelhas da edição #124, de setembro de 2012. Na entrevista, ela falou sobre sexo, monogamia, romantismo e mulher - assuntos que também trata nos seus últimos 12 livros. Aqui, ela entrega duas reflexões sobre as mulheres da atualidade. São textos inéditos que adiantam um pouco do que nos espera na Casa.
"Gentileza é ótimo! Homens e mulheres podem e devem ser gentis uns com os outros... Cavalheirismo é outra coisa. Traz, de forma subliminar, a ideia de que a mulher é frágil"
Mulher independente X Mulher autônoma
Estamos no meio de um processo de profunda transformação das mentalidades, mas não podemos esquecer que as mulheres foram oprimidas durante cinco mil anos e só há menos de 50 elas passaram a reivindicar igualdade de direitos em relação ao homem. Muitas mulheres alcançaram independência financeira, mas ainda não são mulheres autônomas. Uma mulher autônoma é aquela que já se libertou dos padrões de comportamento impostos para a mulher na sociedade patriarcal, como: a mulher deve sempre tentar agradar o homem, não pode demostrar que gosta de sexo, jamais deve tomar a iniciativa, precisa de um homem ao lado para protegê-la, se não tiver um parceiro fixo e estável é desvalorizada, etc...
Por que o cavalheirismo é nocivo às mulheres
Gentileza é ótimo! Homens e mulheres podem e devem ser gentis uns com os outros... Cavalheirismo é outra coisa. Traz, de forma subliminar, a ideia de que a mulher é frágil e necessita do homem para protegê-la, até nas coisas mais simples como abrir uma porta. É importante não esquecer que nos últimos 5 mil anos a mulher foi considerada incapaz, incompetente e limitada, ou seja, um ser inferior. Muitas vezes algo que parece tão inocente pode ser profundamente prejudicial por reforçar inconscientemente ideias que já deveriam ter sido reformuladas.
Vai lá: Casa Tpm 2013
Quando? 17 e 18 de agosto
Onde? Nacional Club - R. Angatuba, 703 - Pacaembu, São Paulo