”Liberdade é um sentimento interior e que está ligado à busca de coerência. Quanto mais equilibradas, mais livres nos sentimos”
A carioca Mary del Priore, 61, é historiadora e autora de 37 livros. Especialista em História do Brasil e estudiosa das questões femininas, já escreveu sobre beleza, padrões estéticos brasileiros e os múltiplos papéis que a mulher é pressionada a desempenhar. Na Tpm, foi a entrevistada das Páginas Vermelhas da edição #111, de julho de 2011, quando falou sobre erotismo, aborto e as contradições femininas de hoje.
“Fora de casa, as mulheres são independentes. Em casa, querem ser princesas. Um grande paradoxo”
Uma das convidadas para a Casa Tpm 2013, aqui ela adianta um pouco do que a gente vai assistir no evento, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto no Nacional Club em São Paulo.
Pra você, quais são as dores e delícias de ser mulher hoje?
Ambas são diárias: o desafio é ver sempre o copo mais cheio, o lado mais positivo, a cor mais alegre. Vale a pena o esforço, para chegar a momentos de total reconciliação consigo mesma.
Conquistamos muitas coisas profissionalmente, nos relacionamentos, no poder de decisão e de expressão, mas você se sente livre mesmo?
Liberdade é um sentimento interior e que está ligado à busca de coerência. Quanto mais equilibradas, mais livres nos sentimos. Para isso, focar na plenitude de viver e não na eficácia de fazer. Privilegiar o SER no lugar do TER.
Qual é sua expectativa em relação à Casa Tpm?
Um espaço de trocas, diversidade, solidariedade e, sobretudo, de escuta, que tanta falta faz nos dias de hoje. Vivemos juntos, somos milhares , mas muitas vezes não nos enxergamos ou ouvimos. Que a Casa seja um espaço para si mas, para o Outro, também.
Vai lá: Casa Tpm 2013
Quando? 17 e 18 de agosto
Onde? Nacional Club - R. Angatuba, 703 - Pacaembu, São Paulo/SP