YouTube político

por Luiz Filipe Tavares

Site de compartilhamento de vídeo lança canal especial para as eleições americanas

A corrida presidencial americana no ano que vem terá um novo termômetro. Pela primeira vez, o YouTube entra na trilha da campanha política com o canal especial YouTube Politics, que trará propagandas eleitorais, discursos, clipes relevantes relacionados aos candidatos e até paródias produzidas pelos usuários do site. Sem redatores ou analistas políticos do site envolvidos, o canal será mesmo uma espécie de central de vídeos que estão circulando no próprio YouTube e que tem conteúdo relacionado às eleições americanas de 2012.

O YouTube Politics também conta com um componente de análise. O canal funciona como um rastreador de dados que gera perfis individuais para cada candidato em campanha com seus respectivos dados centrais que incluem compartilhamentos de páginas, número e tempo gasto em pesquisas por nome, visualizações, números de assinantes dos canais oficiais e muito mais. Além de tudo, ali também são gerados gráficos e quadros de comparação entre todos os candidatos presentes na corrida.

Essa não é a primeira incursão do site de vídeos do Google na política americana, mas certamente é a mais complexa. Neste ano, o YouTube já realizou uma entrevista via internet com o Presidente Barack Obama, o Town Hall, e foi co-anfitrião do debate entre os candidatos do Partido Repúblicano apresentado pelo Google. Vamos esperar que o equilíbrio entre candidatos dos dois partidos seja mantido também no YouTube Politics. 

Na galeria no alto da página você conhece o layout do novo canal do site.

Vai lá: www.youtube.com/politics

 

fechar