Virada Cultural 2012

por Luiz Filipe Tavares

Uma lista de atrações imperdíveis nas 24 horas de festa em São Paulo

Cento e cinco pontos da cidade de São Paulo recebem a edição 2012 da Virada Cultural, um dos maiores eventos culturais do calendário paulistano. Em uma festa que vai das 18h de sábado (5) até às 20h do domingo (6), a cidade se mobiliza em uma imensa festa com shows, mostras de cinema, artes corporais, stand-up comedy, peças de teatro e atrações gastronômicas espalhadas por toda a cidade, especialmente no Centro.

Com o Metrô funcionando 24 horas - única data do ano na qual isso acontece - fica fácil de se locomover pelos labirintos desta que é uma das maiores cidades do mundo, indo atrás das atrações mais interessantes. Pra facilitar, fizemos uma lista do que você não pode perder este ano. Agora é só preparar o caderninho e a sola do sapato e aproveitar a festa.

Rock no Palco São João

Primeira banda da geração do crossover (mistura de punk e metal) a chegar às posições mais altas da Billboard, Suicidal Tendencies volta ao Brasil como uma das principais atrações. Também  passam por esse palco Os Mutantes e os Titãs, tocando seu disco de 1986, Cabeça Dinossauro.

Black music na Praça da República

Se você é fã de música negra old school não pode perder os shows do jazzista Roy Ayers (00h), do soulman Charles Bradley (15h) e o lendário baixista do Sly & the Family Stone, Larry Graham (17h30). As representantes nacionais Flora Matos e Lurdez da Luz farão um show juntas. 

Afro music e reggae na Julio Prestes

O palco traz Seun Kuti & Egypt 80, Tony Allen (Seun é filho de Fela Kuti e Allen ex-baterista de sua banda). Destaque também para os Abyssinians, lenda viva do reggae. Entre as atrações nacionais, Bixiga 70Gilberto Gil, que fará o grande show de encerramento 

S-Range na Praça Princesa Isabel

No meio da pasmaceira que virou o trance progressivo/psicodélico, quem se destaca é o sueco Anthony Sillfors, um dos mais criativos do cenário eletrônico internacional. 

Punk na Rua dos Gusmões

No coração da Santa Ifigênia, o punk estrondoso do Olho Seco retoma as origens do movimento no Brasil recebendo a manhã de domingo com os melhores três acordes do hardcore nacional. 

Rock na Barão de Limeira

Três gerações do rock se encontram no centro de SP. Precursores como Serguei e A Bolha dividem o palco com Pin Ups, Defalla, Não Religião e Jupiter Maçã. Para coroar, os norte-americanos do Man or Astro-Man? são a atração principal.

Hard rock no Largo do Paissandu

A Baratos Afins, uma das gravadoras mais importantes da história do país, faz a curadoria do palco no Paissandú, com auge nos shows dos clássicos Golpe de Estado e Salário Mínimo, duas bandas dos primórdios do hard rock nacional. 

Bob Marley: the making of a legend

O filme que conta a história do maior ídolo do reggae jamaicano, Bob Marley, estreia no Brasil em uma sessão especial na Cinemateca Brasileira no sábado, às 18h.

Carlinhos Zodi esteve na pré-estreia do filme na Jamaica; veja aqui um pouco do clima:

Especial Boca do Lixo

No Cine Windsor, tradicional sala paulista de cinema, rola um especial com exibição de 13 filmes da cena da Boca do Lixo, incluindo O Bandido da Luz Vermelha, O Sexo Mora Ao Lado, O Pornógrafo e Mulher Objeto

Macumba Antropófaga Planetária no Bixiga

Zé Celso comanda o cortejo e espetáculo que parte da Rua da Abolição e toma conta das ruas do tradicional bairro paulistano. No Teatro Oficina, dia 5, as 18h.

Gastronomia no Minhocão

Alex Atala, Dagoberto Torres, Daniela França Pinto e mais ases da cozinha montarão suas barraquinhas entre as ruas Ana Cintra e Amaral Gurgel, a partir da 0h de domingo.

Voodohop na Luz

Na esquina da Rua dos Protestantes com a General Couto de Magalhães, uma das áreas mais degradadas de todo o centro, rolam 24 horas de Voodohop, uma das mais conhecidas festas da noite paulistana. Sábado, a partir das 22h.

Vai lá: Virada Cultural 2012, em São Paulo/SP

Quando: a partir das 18h do dia 5, sábado, até às 20h de domingo, dia 6
Veja aqui ou aqui programação completa

fechar