por Luiz Filipe Tavares

Fotógrafo russo inventa atividades cotidianas para uma colônia de formigas

As formigas são animais organizados, limpos e que até criaram um sistema bastante funcional de comunicação através de sinais que mostram direção e distância entre a comida e a colônia. Elas também são conhecidas por sua união e por sua força, podendo carregar várias vezes o seu próprio peso e lutar contra animais bem maiores que tentam invadir os formigueiros. Mas no trabalho do fotógrafo russo Andrey Pavlov, elas chegam ainda mais perto das características humanas nos ensaios que dão uma cara bem mais antropomórfica para esses pequenos seres. 

Nos ensaios criados em seu estúdio, Pavlov posiciona as formigas como deseja mas jura que não manipula as imagens digitalmente de nenhuma forma. Usando muito açúcar, ele mantém os insetos praticamente imóveis para clicá-los em macro. O resultado é mais do que espetacular, com nenhuma formiga ferida durante toda a produção das imagens. 

Grandes exemplos do trabalho de Andrey estão disponíveis no site LensArt, uma espécie de filial russa do Flickr. De lá saíram as fotos que integram a galeria acima. 

Vai lá: www.lensart.ru

(via Incredible Things)

 

fechar