por Piti Vieira

Cerveja inglesa é feita com sobras de pães que iriam para o lixo

Quase metade da produção de pães artesanais do Reino Unido vai para o lixo. Ou pelo menos é isso que afirma a Toast, cervejaria inglesa criada para apontar o problema e dar vida nova ao produtos jogados fora por padarias, lanchonetes e supermercados. A empresa corta, torra e amassa os pães para fazer farinha de rosca e incluí-da no processo de fermentação de uma pale ale vendida em bares ao redor de Londres.

“Nossa esperança é um dia podermos sair do negócio. O dia em que não houver desperdício de pão, a Toast Ale não poderá mais existir”, diz Tristram Stuart, responsável pela concretização do projeto e autor do livro Waste: uncovering the global food scandal,  sobre desperdício de alimentos.

Mas o que isso causa ali, no copo? O pão torrado acrescenta notas de caramelo que compensam o peso amargo do lúpulo, dando à Toast um sabor de malte semelhante ao das amber ales e cervejas de trigo. “O sabor não varia muito de acordo com o tipo de pão – tanto o branco, o escuro e o integral são aproveitados no processo de fabricação”, conta Andrew Schein, um dos responsáveis pelo projeto.

A Toast Ale é produzida em Londres pela Hackney Brewery, que usa energia 100% limpa, vinda de turbinas eólicas, e destina os grãos para viarem ração animal. A cerveja foi premiada recentemente como “melhor novo conceito” pelo FoodBev Awards, principal premiação do setor de alimentos na Inglaterra, e recebeu elogios na televisão do chef Jamie Oliver.

O interesse demonstrado do outro lado do Atlântico também foi forte, e o logo as garrafas devem chegar em Nova York.  Os lucros obtidos com a venda das cervejas são revertidos para a Feedback, organização que combate o desperdício com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e melhorar o valor social do sistema alimentar. Além disso, a Toast incentiva que mais pessoas transformem restos de pães em cervejas e disponibiliza a receita completa para quem tiver interesse de experimentar em casa.

Vai lá: toastale.com

matérias relacionadas