Somos uma necessidade a se realizar

por Luiz Alberto Mendes

 

NECESSIDADE

 

Já de há muito sei que somos seres de cuidado porque é o cuidado que temos com os outros que os tornam importantes para nós. A capacidade de simpatizar, gostar, amar alguém, está em nós e não no objeto de nosso sentimento. Admiramos, cuidamos e passamos a amar.

Agora começo a concluir que somos seres de necessidade também. Sim, necessitamos de cuidado, mas de muito, de todo o cuidado. Temos todas as necessidades do mundo. Somos uma necessidade de mundo e de pessoas aberta, exposta. De todo o mundo e de todas as pessoas. Chego a pensar que são nossas necessidades que nos motivam em quase tudo que fazemos.

Tudo se inicia pelas necessidades fisiológicas. Alimentação, sono, abrigo, sexo (necessidade fisiológica, mas emocional igualmente)... Depois vêm aquelas de segurança. Carecemos de estabilidade, de proteção contra as ameaças e privações da vida e até de nos desviar ou fugir do perigo.

Somente quando conseguimos nos safar das nossas necessidades naturais e de segurança, então nos tornamos capazes de nos voltar às demais necessidades. As sociais, por exemplo. Precisamos participar sermos aceitos pelo menos por nossos iguais. Carecemos de amizades, somos seres coletivos, coexistentes. Aqui podemos colocar nossas necessidades afetivas todas.

Temos ainda aquelas necessidades do ego. Auto-estima e autoconfiança. Envolve a carência de ser respeitado, status, prestígio, independência e autonomia. Ainda há uma ultima necessidade. Aquela pessoal, de desenvolver nossos potenciais latentes; de ir além de nós mesmo; avançar limites; esse nosso eterno vir-a-ser em busca de novos patamares.

De verdade, é tanta coisa, tanta necessidade... Nunca vou conseguir tudo isso. Com certeza morro antes. Percebi recente que quanto mais preencho carências, mais necessidades encontro. E, estou ai, como todos, na luta por ir eliminando carências e suprindo necessidades.

Luiz Mendes

19/10/2010.

fechar