Ruas com nomes de canalhas históricos

por Luiz Alberto Mendes

 

As Ruas e seus Nomes

 

Qual é o critério e quem escolhe o nome que se dá a uma rua, praça, cidade ou qualquer estabelecimento público? Alguém já se preocupou com isso? Gostaria de saber.

Porque vejo por ai ruas com nomes de ilustres desconhecidos aos montes. Outras por nomes que lembro como notórios ladrões dos cofres públicos, envolvidos em escândalos financeiros monumentais. Tem ruas com nomes, até estátuas em praças públicas (e ninguém pensa nisso, nesses antepassados canalhas), de históricos exterminadores de índios e traficantes de escravos.

Políticos corruptos parecem escolhidos (é incrível como conseguem selecionar entre tantos...) a dedo para nomear ruas, praças e parques. Pontes e viadutos com nome de estelionatários que exploraram a fé das pessoas para amealharem imensas fortunas. Fundações e autarquias com nome de seres humanos extremamente nefastos à sociedade e à humanidade. A história não vai contar porque o conhecimento histórico se traduz pelo esquecimento e não pela lembrança.

Bairros, edifícios e até cidades com o nome de fazendeiros, empresários e industriais que fizeram suas fortunas a custa da exploração de trabalho escravo ou semi-escravo. Patronatos, quartéis, cidades, com o nome de militares cruéis e desumanos que hoje seriam julgados por genocídio, ou crime contra a humanidade (a história da Guerra do Paraguai –não a oficial que esta em questão- é exemplo gritante.).

E anda estão inaugurando e nominando espaços a torto e direito. Parece que dar nomes é fácil. Agora para modificar o nome dado é um processo custoso, demorado e complexo. Para se ter uma idéia, para mudar o nome da cidade em que moro de “Embú” para “Embú das Artes”, foi preciso plebiscito de toda população.

Seria interessante saber sobre esses critérios de nomeações públicas para saber quem é o responsável pela observação de tais critérios, se é que existem.

                                  **

Luiz Mendes

03/08/2011.   

 

fechar