Detentor do trono da tradição Sakya do budismo vem ao Brasil para ciclo de palestras
Entre os dias 21 e 26 de julho, Sua Santidade Sakya Trizin estará no Brasil para um ciclo de palestras que passará por sete cidades em três estados diferentes, espalhando os ensinamentos budistas e discutindo assuntos relevantes mesmo para as pessoas que não são ligadas a essa ou a qualquer outra religião. Suas palavras de sabedoria e compaixão serão ouvidas por centenas de pessoas, em uma viagem que levará o mestre do budismo tibetano pela primeira vez ao Brasil, à Costa Rica e ao México.
Sua Santidade é o detentor do trono da tradição Sakya do budismo tibetano. Para a monja Tenzin Namdrol, uma das envolvidas na organização da viagem de Sua Santidade, sua importância é comparável à do próprio Dalai Lama. Aqui no Brasil, as palestras serão dividas entre as cidades do Rio de Janeiro, Campinas e Cabreúva (interior de São Paulo) e Recife, Olinda e Timbaúba, as três no Pernambuco.
Nas palestras os assuntos variam entre meio ambiente e sustentabilidade, desapego material, lucidez, ética, sabedoria e educação, compreensão, violência e medo no século XXI. Além das palestras e debates, Sua Santidade participará de atos ecumênicos em mosteiros budistas brasileiros e visitará a Academia Brasileira de Letras, no coração do Rio de Janeiro, onde fala sobre interdependência do homem com a natureza e discute responsabilidade universal dos homens.
Sua Santidade nasceu no dia 7 de setembro de 1945 no palácio Sakya, em Tsedong. Em 1951, fez uma peregrinação a Lhasa, onde aos 6 anos de idade foi designado como Sakya Trizin - detentor do trono da tradição Sakya - por Sua Santidade o Dalai Lama. No ano seguinte foi executada uma cerimônia preliminar de entronização, na qual ele aceitou oficialmente as funções do cargo de Sakya Trizin.
Dalai Lama
Este ano o Brasil também receberá uma visita de Sua Santidade Dalai Lama, entre os dias 15 e 17 de setembro na cidade de São Paulo. O monge fará uma palestra só para convidados, especialmente lideranças empresariais, com o tema 'Uma nova consciência nos Negócios - Valores para um mundo Sustentável - Um movimento de transformação''. Em outro evento, discutirá com pesquisadores brasileiros e estrangeiros questões do estado de consciência e os conhecimentos acerca dos efeitos da meditação e outras práticas contemplativas no cérebro. Ocorrerão também duas palestras públicas, no World Trade Center São Paulo, baseada em textos tradicionais budistas, e outra, no Anhembi, de interesse geral, com entrada franca mediante inscrição prévia.