Profetas do crash

por Fernanda Danelon
Trip #177

Já que os economistas não se entendem, convocamos experts para saber como acabará a crise

Barbara Abramo, astróloga
“Para o Brasil, no campo econômico, a maior parte das consequências da crise internacional serão positivas, pois há sinais astrológicos de que teremos benefícios com a abertura de mercados - ocuparemos um vazio - e haverá a ocupação de outros mercados pelo escoamento de produção de bens que até o momento não eram feitos. Água e energia elétrica serão bens com mais valor a partir de 2010 e assim o Brasil também lucrará. Em termos de meio ambiente, deveríamos nos preparar para ocupar uma posição estratégica. No entanto, vem vindo por aí algum problema sério em relação a Senaado e Câmara, leis que podem atrapalhar a política externa com os paises vizinhos. Com os paises mais distantes, tudo bem. O problema é com alguns países com os quais o Brasil tem fronteiras. Mas, de antemão, como nao tenho bola de cristal, não dá pra saber qual deles pode ser. A tendência é a agudização de problemas conforme os anos forem passando. Também em relação a 2010 e até à 2011, serão feitas ou iniciadas mudanças de base nas câmaras de representação, um trânsito poderoso de Plutâo sobre a conjunção de Urano e Netuno do mapa do 7 de setembro, que é o que usamos, mostra uma transformação radical, e uma regeneração ou mudança para um padrão bem diferente. O governo federal pode pressionar nesse sentido, de uma forma muito intensa. Também no setor da saúde pública e na política previdenciária teremos mudanças em dois anos. O Brasil está se preparando para ser uma das mais poderosas nações do mundo em algumas décadas, mas terá de lidar com a força de governos ditatoriais poderosos em alguns lugares do mundo para consolidar essa proeminência. Na politica, não consegui ter acesso ainda aos dados de alguns candidatos, portanto nao posso falar nada. Mas dá pra saber que os piscianos e aquarianos partem pra briga com mais condições de ganhar do que outros signos. Mulheres cada vez mais terão proeminêcia na politica brasileira e mundial.

Em 2009, o cenario pode piorar de setembro a dezembro, mas ainda assim a conjunção de Jupiter e Netuno no ascendente do Brasil, na virada de 2009 pra 2010, vai ajudar o nosso país a marcar alguns gols a mais na corrida pelo prestígio e poder. A classe média vai continuar sentindo, mas as conquistas do governo Lula para as camadas mais pobres serão um patrimonio para a historia do país. Podem dizer o que for, mas a história provará que houve uma melhora significativa em muitos niveis. Quanto à corrupção, que também nao é nosso privilégio, acho que com a conjunção de Plutão a Urano e Netuno podemos assistir à criação de medidas punitivas que serão criadas a partir da própria burocracia de estado. Como isso se dará, eu nao sei dizer. Mas  eu se tivesse 30 anos hoje, compraria uma terra numa região mais central do país, perto de uma nascente de água pura, com terra boa pra plantio, com árvores frutíferas, passarinhos e animais domésticos, estudaria tecnicas de cultivo e de auto-suficiencia. Não aplicaria meu dinheiro em fantasias financeiras, mas sim em conhecimento.

Veja a eleição para Presidente, por exemplo: se o primeiro turno acontecer no dia 3 de outubro de 2010, vemos Sol e Saturno em conjunção apontando a emergência de lidernças equilibradas e conservadoras, com a Lua em Leão em sextil, mostrando figuras femininas em ascenção, com poder, sendo aceitas pela população, que estará mais interessada em boa administração, bom gerenciamento e figuras populares/maternais - a Lua em Leão é a uma mãe leoa que cuida de seus filhotes com garra e muito carinho. Prudência é uma palavra que caracteriza a vitória dos candidatos, que serão vistos como os experientes para ocupar cargos. Se eu pudesse mandar num partido e estivesse a fim de fazer com meu partido ganhasse essa eleicao, colocava uma mulher de perfil certinho, calorosa, boa administradora e cautelosa como candidata. A única coisa que pode abalar essa vitória é Netuno, ou seja, um escândalo envolvendo negociatas. Os partidos que optarem por esse perfil terão mais chance de vitória. Ao mesmo tempo, você vê que no segundo semestre de 2010 rola uma bela conjunção de Júpiter e Urano que fortalece o Brasil, aumenta o papel da música, da tecnologia, informática, artes visuais. Creio que o Brasil vai assistir a um boom de mídias eletrônicas convergentes. O lance do celular que acessa a TV e a internet, esse tipo de coisa. Descobertas científicas podem acontecer também, figuras brasileiras envolvidas com pesquisas podem se destacar. E profissoes ligados a isso idem.

O ingresso do Sol em Áries para 2010 também mostra um ano de perdas de figuras brasileiras que são consideradas baluartes de algum campo ou setor. Algumas perdas significativas deverão acontecer, como que provocando uma troca de guarda nesses setores. Essas perdas devem ocorrer num espaço de seis meses a partir de 20/3/2010. Elas influenciarão mudancas na politica exterior, no setor jurídico (Supremo Tribunal Federal, por exemplo) etc.

De muitos modos, 2010 será um ano de boas perspectivas, até de certo respiro para o Brasil. Tudo é preparação para 2011 e 2012, anos em que o cenário astral fica mais conturbado e complicado em termos gerais. Se soubermos aproveitar bem esse momento de 2009-2010, poderemos acumular algo que nos ajude a encontrar saídas dignas para o que vem vindo por aí nos anos vindouros. Precisamos preservar nossas fontes de água, os frutos de nossa terra e as novas gerações.

Roberto de Sousa Causo,, escritor de ficção científica
“Um autor de ficção científica pensando o Brasil na crise global do capitalismo tem que reconhecer a inflação dominada, a dívida externa paga e as reservas cambiais. Somos o país que vai alavancar a recuperação econômica no continente. Mas em 2010 nossos satélites ainda mostrarão a devastação do meio ambiente, que continuará ignorada pelos políticos. Em 2010 continuarão as fantasias de um império do etanol, sem considerar o perigo da obsolescência de uma tecnologia que logo concorrerá com a do carro elétrico. Apenas a nossa tendência de comprometer o futuro pelo favorecimento de grupos de interesses próprios é que não sofre de obsolescência programada. Por aqui, essa crise, moral, vai persistir por muito tempo.”

Fabio Fernandes, presidente da agência publicitária F/Nazca
“Meu prognóstico é que o Brasil, já em setembro deste ano, experimentará uma recuperação muito forte. Não só porque o país está economicamente estável, como também porque boa parte dessa crise é originada no pânico. O mundo da economia moderna tem se movido em torno da ganância por um lucro cada vez maior e isso precisa ser repensado. Não dá mais pra ganhar dinheiro só na especulação. Eu, como empresário, decidi não bater de frente com a crise, nem ignorá-la. Vou manter meu quadro de funcionários mas não vou inscrever a agência em festivais internacionais cujas inscrições são pagas. É o momento em que se separa os meninos dos homens. É um momento de depuração, em que só os melhores permanecerão. E os melhores não são aqueles que preferem demitir a investir, temer a empreender. São aqueles que saberão manter sua integridade, a qualidade de seus serviços, na hora que a onde baixar, são esses que vão sobrar. Se você se desespera e corta os projetos, os funcionários, esse conjunto de medidas equivocadas você vai acabar a crise com a imagem deteriorada. O mundo não vai acabar, mas a crise vai. O ponto é como eu quero acabar? Como quero estar quando a crise acabar? Quero ser uma empresa percebida como era antes? Quero ser uma empresa que colabore para O Cavalheiro verdadeiro você conhece na hora do incêndio. Quem quer só salvar a prória pele ou quem se preocupa com as pessoas ao seu redor? A imagem de uma empresa é construída com valores, integridade, dignidade, privilegiar o que é verdadeiro pra você. É hora de rever os valores de sua empresa. De que me adianta mandar 50 pessoas embora e ganhar um monte de prêmios com o trabalho que essas pessoas fizeram? Tô atrasando somente o momento que a crise vai me pegar, pois a falta dessas pessoas fará a qualidade do trabalho cair. Eu acredito que faz sucesso assim. Todas as vezes que eu investi nas pessoas eu não me arrependi. A melhor maneira de ganhar dinheiro é acreditar no trabalho de seus funcionários. Isso até casa com uma série de valores meus, pessoais. O que eu acredito que faça bem para meus negócios também faz bem pra minha alma. A Bolsa deve dar mais uma ou duas caídas antes de subir de forma mais consistente. Depois a expectativa é que a Bolsa se mantenha, pois as empresas manterão seus valores mais próximos à nova realidade. A economia certamente aquece consideravelmente ainda este ano.”

Mônica de Medeiros, médica e sensitiva
"A crise mostrou que os países emergentes estavam mais estabilizados do que parecia. O Brasil, por exemplo, está conseguindo caminhar e tem um papel preponderante no período pós-crise pelo fato de ter um equilíbrio financeiro que começou no governo FHC e culminou no atual governo lulista. Vai começar uma necessidade de se produzir e não mais ganhar com a especulação. 2010 é um ano em que o mundo estará em crise até agosto, setembro. A estabilidade que passa a acontecer a partir de agosto de 2009 é a nível mundial. De agosto de 2009 a setembro de 2010 a crise persiste, ainda que de forma mais branda. A partir de 2010 tende a haver uma retomada do equilíbrio financeiro. O Brasil vai começar seu papel como líder econômico mundial, o país precisa ter essa liderança mundial financeira para levar, junto, sua religiosidade para o mundo. A partir do segundo semestre há uma tendência de haver um crsecimento com retomada de cargos de empregos,  retomada de esperança de nossa população. Mas o país está fadado a ser líder mundial. A religiosidade do povo brasileiro manteve o país ligado ao plano espiritual superior. A fé do povo brasileiro altera a energia quântica do país, e isso vai fazer a diferença como um anteparo ao mal do mundo. Isto será fundamental para quando chegarmos em dezembro de 2012, quando um ocorrerá um fato inédito, como nunca ocorreu antes na Terra e depois desse dia, nunca mais a vida será a mesma neste planeta. Não vai cessar a vida, o planeta não vai desaparecer, mas a vida como nós a conmhecemos nunca mais será a mesma. Mudanças geofísicas intensas vão ocorrer no planeta, vão acontecer entre 2011 e 2014, mas o que vai ocorrer em 22 ou 23 de dembro de 2012 é algo que definitivamente irá mudar a vida no planeta Terra. Nós temos 3 anos e 9 meses de trabalho pesado. Essa crise vem para a humanidade diminuir o consumismo desenfreado. Para nos libertar da escravidão material que temos vivido. A crise veio para alertar. Bem aventurados os que tyiverem olhos de ver e ouvidos de ouvir, como disse Jesus. A lição de 2009 é: 2 + 9 = 11. 1 e 1 formam uma dupla, é o ano que precisamos aprender a dividir e a compartilhar. O ano que a fraternidade precisa começar a ser exercida de forma consciente, compreender que a sua família é toda humanidade, a evolução tem que se dar pelo amor, não podemos mais evoluir através da dor, paradigma que precisa ser superado.  A solidariedade é um passo lento mas cósmico, se consegurimos isso, 2010 será um ano de renascimento. Se não conseguirmos isso, podemos esperar para o final de 2010 algo muito intenso e muito triste. O Obama é reencarnação de Lincon, ele veio para libetrar o homrm da escradião, desta vez, toda a raça humana. Ele é peça-chave nessa transição pela qual estamos passando."

fechar