La van del museo

Em road trip pela América do Sul, grupo divulga projeto de um museu on-line de fotografia contemporânea

A Kombi azul com placa do Brasil já atravessou estradas de terra desertas na Bolívia, passeou pelo Rio de Janeiro em pleno Carnaval, correu os pampas e as praias do Uruguai. Esteve também no Chile, no Paraguai, na Argentina. Dentro dela, o italiano Giuseppe Oliverio leva seu projeto de fotografia contemporânea — ou pelo menos a ideia. O projeto, mesmo, é um site: o Photographic Museum of Humanity, ou museu fotográfico da humanidade. A Kombi, uma forma de divulgá-lo.

"A função da van é conectar o mundo virtual com o mundo real, nos levar pessoalmente até as pessoas com quem estamos em contato ou  com quem poderíamos estar em contato pela plataforma", conta Ignácio Coló, um dos editores e curadores do museu. "A Kombi simboliza essa união."

Fundado em agosto de 2012 por Oliverio, o Photographic Museum of Humanity se autodenomina o "primeiro museu da internet dedicado à fotografia contemporânea" e fez sua primeira exposição no começo de 2013. A ideia do espaço expositivo digital é mostrar a arte da fotografia para um público mais jovem, fora dos espaços físicos tradicionais de galerias e museus. Com os fotógrafos argentinos Coló, Alejandro Kirchuk e Nicolas Janowski como curadores, além do próprio Oliverio, o projeto organiza, todo mês, exposições de fotógrafos profissionais.

De Kombi pela América do Sul, eles ainda fazem seu próprio material. "É uma oportunidade para viajar, para conhecer, mas usamos essas também para produzir imagens, não só para divulgar", conta Coló. O carro foi mesmo comprado no Brasil, em Jundiaí, porque o modelo não é produzido nos países vizinhos (depois, ano passado, deixou de ser produzido aqui), e fez sua viagem inaugural até Buenos Aires, onde a equipe do Photographic Museum of Humanity mora. 

O grupo volta para o Brasil este mês: Oliverio e Janowski darão um workshop no festival de fotografia Paraty em foco no dia 26 de setembro. "Mas dessa vez vamos de avião", diz Coló.

Vai lá:  paratyemfoco.com  e phmuseum.com

fechar