PANELA FURADA
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Assim como Pipeline no Havaí, a onda de Maverick´s na Califórnia, EUA, foi durante anos negligenciada pelos surfistas. Considerada insurfável, a gelada, gigante e distante direita de Half Moon Bay, nem mesmo era percebida pelos locais.
Como se constatou recentemente, foi um tremendo erro de avaliação. Há duas décadas o desenvolvimento técnico dos equipamentos e dos atletas permitiria aceitar o desafio. Mas só nos últimos cinco anos Maverick´s entrou em cena, dividindo com Jaws na ilha de Mauí, Waimea e Todos os Santos no México, as luzes do big surfe.
O pioneiro nessa perigosa e imprevisível onda que tirou a vida do experiente havaiano Mark Foo, foi Jeff Clark, hoje responsável pela direção do primeiro campeonato no local.
O Maverick´s Quiksilver Men Who Ride Mountains vai chegando ao final do seu período de espera sem que a ondulação de tamanho e direção certas tenha atingido a costa californiana. O evento é semelhante ao do Eddie Aikau, e tal qual este, fecha a relação de convidados quase que exclusivamente para locais. Claro, nenhum brasileiro figura na lista.
O período que teve início no começo de novembro passado, previa as primeiras seis semanas para adaptação dos 20 convidados e também da equipe de resgate. Segurança é consenso entre os organizadores.
Caso não role nos próximos seis dias, a última oportunidade de ver alguns dos melhores big riders do planeta na temporada, será na ilha de Todos os Santos, México, durante o Reef Brazil Big Wave World Surfing.
Organizado pela ISA (Internacional Surfing Association) é o único desses eventos especiais que deixa as panelas de lado e estabelece a competição entre países com critério. Por isso pode ser chamado de Mundial de Ondas Grandes, e o Brasil é que estará defendendo o título a partir do próximo dia seis.
NOTAS
WQS
O baiano Armando Daltro, foi o vencedor do primeiro seis estrelas da temporada. Nas ondas pequenas de Mar del Plata, Argentina, Daltro assumiu a ponta do ranking. Victor Ribas, Fábio Gouveia e Marcelo Nunes, nessa ordem, definiram a final, entre os 181 competidores de 14 países.
Hoje em Florianópolis, SC, começa a última prova da Tríplice Coroa sul-americana, o Reef Brazil Classic.
Tomba no telão
Depois de reinar absoluto por mais de uma década nas pistas de esqui na neve de todo mundo, o italiano Alberto Tomba, partiu para a carreira de ator. Interpretando um policial, seu filme estréia em março.
Outro da tela
Psicopata em ‘Assassinos por natureza’, o ator e surfista Woody Harrelson inaugurou recentemente um bar em Los Angeles onde, entre outros produtos naturais, pode-se pedir uma dose de oxigênio puro.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu