play

O popular agora é cult

por Luiz Filipe Tavares

Bandas indies pagam tributo ao Raça Negra; conheça outras homenagens do gênero

 

A notícia de um tributo de bandas brasileiras a um ícone da música popular fez muito barulho na internet quando anunciada. Organizada pelo site Fita Bruta, a coletânea Jeito Felindie sai no dia 12 de outubro de forma digital com 11 bandas independentes do país relendo os maiores hits do Raça Negra, a mais importante banda do pagode paulista dos anos 90. No tracklist estão Letuce, Nevilton, Lulina, Hidrocor, Radiovernes e muitos outros, tocando sucessos do calibre de "Jeito Felino", "Cigana", "Maravilha" e "É Tarde Demais". 

  

 

E esse não é o primeiro tributo indie a um artista popular brasileiro. Outros grandes nomes da música pop e romântica já ganharam homenagens do cenário underground do país.

Veja uma lista de cinco tributos: 

1) Vou tirar você deste lugar - Tributo a Odair José (ouça na íntegra aqui)
Lançado em 2006, o disco em homenagem ao cantor goiano fez um sucesso razoável. O clima de brega foi mantido em quase todas as músicas, com destaque para as versões de "Deixe Essa Vergonha De Lado" com o Mundo Livre S/A, "Ela Voltou Diferente" com o Mombojó, "Uma Lágrima" com o Pato Fu e "Cotidiano Nº 3" com o Los Pirata. 

 

2) Tudo de novo - Tributo a Ronnie Von (ouça na íntegra aqui)
Lançado em 2007 na internet e dividido em dois volumes, é uma revisão faixa a faixa do disco Ronnie Von, de 68, o tributo faz uma justa homenagem ao período proto-psicodélico do Pequeno Príncipe. Destaque para a versão "los-hermânica" de "Anarquia" com os Detetives, a espacial "Meu Novo Cantar" com o LOVNI, a rock n' roll "Silvia 20 Horas de Domingo" com o Naiti e "Mil Novecentos e Além" com o Cactus Cream. 

 

3) A voz da mulher na obra de Guilherme Arantes (ouça trechos aqui)
Em março deste ano, o DJ Zé Pedro reuniu 20 cantoras de diferentes gerações para interpretar hits do compositor paulistano. Os acertos ficaram por conta de Verônica Ferriani com "Muito Diferente", Mariana Aydar com "Águas Passadas", Adyel com "Êxtase" e uma versão maravilhosa de Maria Alcina para "Aprendendo a Jogar", que já havia sido regravada por ninguém menos que Elis Regina. 

 

4) A Tribute To Caetano Veloso (ouça trechos aqui)
Recém-lançado, o disco tem participações nacionais e internacionais de peso. Céu manda muito bem em versão de "Eclipse Oculto". Beck deixa ainda mais doce "Michelangelo Antonioni", Rodrigo Amarante e Devendra Banhart fazem um dueto emocionante em "Quem Me Dera" e ainda tem a versão estranha porém deliciosa dos Mutantes para "London London". 

 

5) Tributo Amor Maior Antonio Marcos
O site Musicoteca está preparando ainda para este ano o disco Amor maior - Tributo a Antonio Marcosque será lançado de graça na internet. Ali estarão versões de músicas do cantor e compositor romântico interpretadas por novos nomes como Filipe Catto, Danielle Cavallon, Daniel Mã e Rodrigo Del Arc dividindo espaço com veteranos como Simoninha, Zeca Baleiro, Vanusa e Cida Moreira.

fechar