O poder dos cogumelos
Eles não são apenas fungos, são verdadeiras farmácias naturais. Usados há séculos por culturas como China e Japão, os cogumelos se tornaram uma alternativa interessante na busca do bem-estar integral
em 2 de setembro de 2025
A sabedoria ancestral do Oriente tem usado os cogumelos como recursos poderosos. Em diversas culturas, como na China, Japão e Tailândia, eles são reconhecidos como alimentos com propriedades tão significantes que se assemelham a verdadeiros remédios. Hoje, a ciência moderna está redescobrindo esse potencial que estava escondido na literatura de medicinas como a tradicional chinesa. Ricos em compostos bioativos como beta-glucanos, terpenos e antioxidantes, os cogumelos funcionais se tornaram uma alternativa interessante na busca do bem-estar integral e viraram os aliados de quem quer mais saúde, energia e equilíbrio mental.
O mercado global de cogumelos funcionais não para de crescer e os números provam que esta não é uma moda passageira. De acordo com o levantamento Functional Mushroom Market by Type and Application – Global Forecast to 2026, da MarketsandMarkets, o setor deve atingir US$ 33,6 bilhões até 2026, com um crescimento anual de 9,3%. Essa revolução já está forte em outros países, e está apenas começando no Brasil. Enquanto ainda há uma zona cinzenta regulatória, eles podem ser encontrados facilmente na internet – mas essa situação pode mudar.
A seguir, conheça os principais cogumelos e os benefícios que eles podem oferecer.
LEIA TAMBÉM: Não compre, plante
Psilocybes: uma revolução na saúde mental

Os cogumelos psicodélicos estão no centro da terapia do futuro. A psilocibina, seu principal composto, está sendo estudada para tratar depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático em pesquisas de alto impacto. No Brasil, destacam-se as pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que se tornou referência sobre o tema.
Seu principal efeito é sobre a neuroplasticidade, permitindo ‘reiniciar’ padrões de pensamento. Os estudos especulam que esse efeito esteja por trás da cura de traumas, de uma mudança profunda de comportamento e até do desaparecimento de sintomas de depressão numa única sessão em alguns pacientes. É a promessa de um novo caminho para a saúde da mente.
Fonte: Goodwin et al Single-Dose Psilocybin for a Treatment-Resistant Episode of Major Depression. NEJM 2022 Nov 3;387(18):1637-1648
Agaricus: o tesouro brasileiro

Descoberto no interior de São Paulo, o ‘cogumelo do sol’ se tornou um dos mais exportados por suas propriedades medicinais. É considerado fonte natural de vitamina D2, quando exposto à luz para a conversão do ergosterol presente no cogumelo. O Agaricus blazei é útil pra quem busca um reforço para a imunidade, fortalecimento ósseo e muscular.
Juba-de-Leão: foco e clareza mental

Esse cogumelo é usado na culinária por remeter ao sabor de frutos do mar. Visualmente muito bonito, o Hericium erinaceus é também um poderoso neuroprotetor, pois contém substâncias que estimulam as neurotrofinas, essenciais para a saúde do cérebro. Procurado por quem precisa de mais foco, memória e concentração, a longo prazo também ajuda a combater o estresse.
Cordyceps: energia e vitalidade

Esse cogumelo contém a cordicepina, que vem sendo associada a um ganho de vigor físico, pois melhora o fluxo de oxigênio no corpo e o metabolismo de forma geral. Um poderoso pré-treino, pode combater a fadiga e dar energia para a prática de exercícios. Há indícios preliminares de melhora na saúde sexual e fertilidade masculina, com aumento da testosterona.
Fonte: Chen S, Li Z, Krochmal R, Abrazado M, Kim W, Cooper CB. Effect of Cs-4 (Cordyceps sinensis) on exercise performance in healthy older subjects: a double-blind, placebo-controlled trial. J Altern Complement Med. 2010 May;16(5):585-90.
LEIA TAMBÉM: Vem aí o CBD verde-amarelo
Cauda de peru: o aliado da imunidade

Com um nome que vem de suas cores vibrantes, este é um dos cogumelos mais estudados para a melhora do sistema imunológico. Ele é rico em polissacarídeos que fortalecem as defesas do corpo, ajudando a prevenir doenças comuns. Útil especialmente em épocas de frio ou baixa resistência.
Chaga: o rei dos antioxidantes

Cogumelo que cresce em árvores, o Chaga parece um pedaço de carvão. Possui uma quantidade incrível de antioxidantes, muito superior a qualquer fruta. É usado para prevenir os sinais do envelhecimento e combater o estresse oxidativo.
Tremella: o cogumelo da beleza

O Tremella é aclamado há séculos na Ásia por seus benefícios para a pele. Ele age como um hidratante natural, retendo água e estimulando a produção de ácido hialurônico – e é capaz de hidratar profundamente e promover um aspecto luminoso.
LEIA TAMBÉM: Todas as colunas de Fabricio Pamplona
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
A guerra e a paz de Black Alien
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu