Nudez sem retoques

por Natacha Cortêz

Nem só de Copacabana Club vive Camila Cornelsen. Fotografia, nudez e garotas são outros assuntos preferidos da vocalista

Nem só de Copacabana Club vive Camila Cornelsen. Além de cantar e tocar teclado na banda de electropop, a curitibana de 31 anos dedica parte de seu tempo à fotografia, que aliás, é sua hoje sua principal atividade.

Longe do microfone, ela é diretora de fotografia, que por pouco não foi engenheira civil - a mesma profissão do avô. Camila se formou na área, mas não seguiu carreira. Assim que terminou a faculdade, começou a ajudar o pai, fotógrafo, e a partir de então não parou. De lá pra cá, mudou-se pra São Paulo e já trabalhou com o músico Thiago Pethit, quando dirigiu a fotografia do vídeo clipe Moon, e com Vera Egito, no clipe da música Urubu Rei, de Ana Cañas. 

Há cerca de um ano, a vontade de fazer algo autoral, sem obrigatoriedade comercial nenhuma, aconteceu. Em uma tarde, fotografou Rafaela, uma garota de Curitiba. A intenção da vocalista era registrar a amiga nua, na sua própria casa, sendo ela e só ela - o que também significava não retocar as imagens. O ensaio daquele dia virou projeto, ganhou continuidade e o nome de X REAL. "Eu queria que houvesse uma identificação do lado delas, que se sentissem representadas mesmo pelas imagens. A maior parte das publicações que retratam a nudez e a sensualidade da mulher não representam a maioria delas. Era importante mostrar a pele delas como é, com celulite, estrias, cicatrizes", conta. Outra preocupação era mostrar um olhar feminino da nudez, sem imagens agressivas e maliciosas, sem o uso de lentes que distorcem o corpo e exploram ângulos invasivos. "Minha vontade é que elas se sentissem bem em se ver alí, que não se sentissem acuadas ou agredidas. E que de repente, e por que não, outras quisessem ser retratadas".

No ensaio, Camila usa uma câmera digital, para fotografar e filmar, e 2 analógicas. As garotas ganham um teaser, as fotos, uma mixtape com músicas escolhidas por elas mesmas, e, por fim, uma série de fotos tiradas pelas próprias. Tudo para criar um pequeno universo sobre a garota e aquele dia de fotos. 

Para as interessadas, a fotógrafa aceita canditadas. A intenção dela é ser procurada por garotas, em vez de escolhê-las. Para quem quiser ser fotografada por Camila, é só falar com ela através do e-mail xiz.real@gmail.com. Por enquanto, é importante que os ensaios sejam feitos em São Paulo ou Curitiba, então meninas dessas cidades são preferidas.  

Aqui, o teaser das irmãs Barrionuevo, retratadas em seu seu apartamento. 

Vai lá: www.xreal.com.br

fechar