A estratégia dos perfis da Nasa

por Monica Gelbecke

Veronica McGregor, criadora dos perfis da Nasa nas redes sociais, lista as razões do sucesso das fanpages

Veronica McGregor esta na lista de palestras a serem vistas no SXSW deste ano e sobram razões para isto. Foi a criadora dos perfis da Nasa nas redes sociais em 2008, durante uma missão da agência do governo em Marte, quando pouco se falava sobre elas. O mais legal é que desde o post número 1, utilizou-se da primeira pessoa na comunicação, garantindo rapidamente o quinto lugar de conta mais seguida em apenas 1 mês.

De lá para cá, Veronica seguiu inovando. Se fez presente em todas as demais redes sociais que foram surgindo e apostando nas inúmeras ferramentas e soluções de tecnologia que pudessem aumentar o awareness da marca, além de aumentar a legião de seguidores curiosos por suas descobertas. O Update or Die já mostrou o uso da Realidade Virtual em Marte aqui.

Veronica costuma destacar as razões do sucesso dos perfis da Nasa:

  1. A missão da comunicação sempre esteve na provocação do sentimento de surpresa e  inspiração, ao invés de uma linguagem maçante e racional sobre toda a inovação.
  2. A marca não pode ser um robô, precisa produzir uma conversação, com divulgação de momentos incríveis e outros nem tanto. É o que garante a autenticidade dos perfis.
  3. Aposta na proximidade com influenciadores, que abrem as portas de novos públicos (inclusive com novas gerações) a cada evento lá organizado.

Em uma das palestras que deu no último ano, podemos prever um pouco do que vem por aí no South by Southwest. Confira:

play

*Texto originalmente publicado no Update or Die

fechar