Comediante lança site com vídeos de suas apresentações stand-up
"Quem consegue passar pelas catacumbas tipo Caçadores da Arca Perdida do YouTube? É totalmente aleatório", declarou o comediante veterano Jerry Seinfeld em entrevista publicada na última quinta pelo New York Times, no melhor estilo Seinfeld de ser. Para todos os muitos fãs da série que leva seu nome com nove temporadas de sucesso estrondoso, o dia 6 de maio entra para a história como o lançamento da maior compilação de vídeos com o material de stand-up de Seinfeld: o JerrySeinfeld.com.
"Eu realmente cheguei a pensar: 'Onde é que todas as coisas que eu fiz vão parara quando eu estiver morto? Vai estar tudo perdido para sempre? Quem poderia organizar tudo isso?' Então eu pensei que eu mesmo deveria filtrar o material e julgar o que era bom e o que não era", explicou o próprio Jerry para o jornal novaiorquino, mostrando seu lado organizado e sem nunca perder o tipo de bom humor nas declarações que o consagraram como exemplo a ser seguido por milhares de aspirantes a comediantes de todo o mundo.
A nova ferramenta criada por Seinfeld terá atualizações diárias. A cada novo dia, três trechos de apresentações do comediante serão postados no site, e os três vídeos do dia anterior não estarão mais acessíveis. De cara, o acervo do site já tem mil clipes de até dois minutos de duração, compilados das mais diversas origens. Desde seu acervo pessoal, passando por doações de seus colegas de indústria, até cópias que, segundo o próprio, continuavam dentro dos video-cassetes de produtores de televisão como audições mal sucedidas.
Sobre a distribuição dos vídeos de três em três, Jerry comentou que o formato agrada às suas teorias sobre conteúdo de vídeo online, às quais ele chama de "porção controlada". Para ele, ninguém quer passar mais do que cinco minutos em uma mesma aplicação móvel, seja um joguinho de iPhone/iPad, seja uma engine de vídeo como a de seu site. E, novamente no melhor estilo Seinfeld, constrói uma analogia de lanchonete para explicar seu raciocínio.
"Sou uma pessoa que não quer ter tudo", brinca o comediante. "O Burger King agora tem um sanduíche no qual você decide quantos hamburgers você quer. O quanto isso é desagradável? Esse é o problema para mim. Esse é o momento cultural que eu estou repudiando aqui."
No primeiro dia do site no ar, os trechos escolhidos por Seinfeld foram "O homem mais gordo do mundo", gravado no programa The Tonight Show with Johnny Carson em 1981, "Os cavalos sabem que estão em uma corrida?", tirada de um especial do próprio Jerry para a HBO em 1998 e "Sem espaço no jornal", também de uma participação no programa de Johnny Carson, mas em 1990.
Em homenagem aos muitos anos de experiência de Jerry Seinfeld, separamos alguns grandes momentos do comediante nas próprias catacumbas aleatórias do YouTube, todos legendados em português.
Jerry com Dave Letterman
I'm Telling You For The Last Time (especial da HBO 1998)
Bill Gates & Jerry Seinfield (comercial para a Microsoft)
Vai lá: www.jerryseinfeld.com