Em 2009, campanha impactou cerca de 3 milhões de pessoas e, neste ano, o Instituto lança uma Biblioteca Virtual com conteúdos e acervo que orientam a promoção de leitura
Ciente de que a formação leitora é um processo longo, que deve iniciar na primeira infância, o Instituto Ecofuturo realiza, pelo segundo ano, a campanha nacional de sensibilização para o Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro. Com o mote Todo dia é dia de ler. Lê para mim!, o Ecofuturo busca ampliar a rede de parceiros para aumentar as ações de leitura literária para crianças, até mesmo para os bebês. A novidade desta edição fica por conta da Biblioteca Virtual Ecofuturo, espaço com diversos conteúdos que orientam a promoção de leitura, incluindo uma publicação inédita, com texto de autores renomados das diversas áreas do conhecimento, sobre a importância da literatura.
O Dia Nacional da Leitura foi instituído em 2009 pela Presidência da República, após três anos de uma mobilização liderada pelo Instituto Ecofuturo. A campanha deste ano pretende atingir milhares de pessoas a partir de uma rede inicial de mais de 50 parceiros - confira a relação abaixo, que estão sendo convidados a participar da ampla divulgação e a desenvolverem ações de promoção de leitura, além de convidar a sociedade a conhecer, utilizar e até apoiar melhorias em bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.
O objetivo da campanha é mostrar que o gosto pela leitura nasce no colo dos pais e se estende por toda a vida. Essa constatação vem de diversas pesquisas, como a Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, que aponta que 79% do público considerado leitor se refere à mãe ou ao pai como a pessoa que mais o influenciou a ler.
Os motivos para incluir a leitura na vida dos pequenos tão cedo são muitos: ler em voz alta ajuda no desenvolvimento da linguagem falada e na aprendizagem da escrita; estimula a curiosidade e a criatividade, além de aproximar pais e filhos. “Ler é um hábito social. Não nascemos leitores; nos tornamos leitores por convívio e por contato. Por isso, a oferta da leitura literária pelos pais, de forma amorosa, é fundamental para que a prática se torne agradável e contribua para o letramento das crianças, preparando-as para momentos futuros em que a leitura, em seus múltipos suportes e funções, vai demandar esforço e nem sempre será um prazer”, afirma Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.
Biblioteca Virtual
Pensando em quem não sabe como realizar ações de promoção de leitura – em casa, na escola, em bibliotecas e em parques, entre outros lugares – ou não tem ideia do que ler para crianças e jovens, o Instituto criou a Biblioteca Virtual Ecofuturo, que está hospedada no site http://www.dianacionaldaleitura.com.br e contém textos de referência, especialmente selecionados, além de acervo literário para apoio e consulta, disponíveis para download gratuito.
Na Biblioteca Virtual Ecofuturo estão disponíveis publicações do próprio Instituto, como o Passaporte Brincar de Ler e o Passaporte da Leitura e da Escrita, que apresentam dicas para pais e professores sobre como iniciar na vida das crianças uma rotina de leituras de forma adequada e também prazerosa e divertida.
Outro título que estará acessível é a obra inédita Pra que serve a literatura?, publicação organizada pelo Ecofuturo com textos de pesquisadores e escritores renomados como o neurocientista Miguel Nicolelis, a escritora Ana Maria Machado, o psicanalista Paulo Bloise, a fonoaudióloga Lucila Pastorelo, a antropóloga Betty Mindlin, o psicólogo Yves de La Taille, o linguista Percival Leme Brito, a doutora em literatura Nilma Lacerda, a pedagoga Maria Betânia Ferreira e a secretária Geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) Elizabeth Serra.
No endereço eletrônico ainda há o Roteiro para Leitura Pública - material que indica como preparar o ambiente e se preparar para oferecer bons momentos de leitura, com sugestão de acervo para crianças, jovens e adultos- e artigos de especialistas que contam porque é importante oferecer literatura desde a primeira infância.
Em 2009, o primeiro ano da campanha de mobilização para o Dia Nacional da Leitura, cerca de 3 milhões de pessoas foram impactadas e a articulação intersetorial realizada pelo Ecofuturo resultou em eventos de leitura que envolveram 70 cidades em dez estados brasileiros. Para a campanha deste ano, o Ecofuturo conta com o patrocínio da Fundação SM e o apoio da Microsoft e do Ministério do Desenvolvimento Social, além da parceria institucional da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE), da Associação Nacional de Jornais (ANJ), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consede) e do envolvimento de mais de 50 organizações parceiras.