Marvel apresenta X-Men brasileira. Veja outros personagens tupiniquins das HQs
Na semana passada a editora Marvel apresentou uma nova personagem dos X-Men que estreia no #20 de Wolverine & The X-Men. Iara dos Santos, nomeada em homenagem à famosa sereia do folclore brasileiro, é uma recifense de Boa Viagem que se descobre a mutante Garota-Tubarão (ou Shark Girl, no original em inglês) e que parte para cima de pescadores que buscam barbatanas no litoral brasileiro.
A revista que conta a gênese da nova X-Men brasileira, a descoberta de seus poderes, seu encontro com Anjo e as primeiras batalhas de sua vida, incluindo o traumático momento de sua transformação. O próprio Anjo ainda brinca com os companheiros de X-Men enquanto tenta explicar quais os poderes da garota, dizendo que "ela é como um lobisomem, só que com mais dentes".
Iara não é a primeira brasileira a integrar a mais famosa equipe de mutantes dos quadrinhos internacionais, nem a estreante entre os brasileiros como herois e vilões das HQs. Na lista abaixo você vê que outros tupiniquins que surgiram e fizeram sucesso nos quadrinhos internacionais das duas grandes editoras dos EUA.
Fogo - Introduzida em 1979 nos Super Amigos (DC) como Green Fury, Beatriz da Costa ganhou sua primeira grande participação em 1986 na série Infinity Inc. Criada por E. Nelson Bridwell e Ramona Frado, a personagem é uma modelo carioca que trabalha para o serviço secreto brasileiro e que ganha seus poderes graças a uma estranha espécie de "misticismo brasileiro"
Escândalo - Filha de Vandal Savage (inimigo clássico do Lanterna Verde desde os anos 40), a personagem da DC criada por Gail Simone e Dale Eaglesham é uma das mais terríveis vilãs da DC dos anos 2000 e já armou tanto contra a Liga da Justiça como contra seu primeiro grande time, o Secret Six
Mancha Solar - Roberto Da Costa, filho do magnata brasileiro Emmanuel da Costa, foi introduzido pela Marvel ainda nos anos 80 como um jovem integrante dos X-Men. Absorvendo e controlando o poder dos raios solares, ele tornou-se uma parte importante da equipe com a chegada dos anos 00 e o estabelecimento da série X-Force
Allegra Garcia - Vilã dos Teen Titans criada em 2009, a filha do vilão Eduardo Reyes (Wavelenght) controla o espectro eletromagnético da mesma forma que seu pai. Sem identidade secreta, ela persegue a equipe de jovens herois da DC desde então.
Magma - Originalmente criada pela Marvel nos anos 80, Amara Aquilla ganhou uma nova história no ano passado, encarando uma imigração ilegal para se juntar a Magneto nos EUA. A Magma da Terra TRN016 entrou no país pela fronteira do México e passou a integrar a Resistência Mutante (nome dado ao time de vilões mutantes da série X-men Legacy) em março de 2011, quando se tornou uma das principais inimigas dos X-Men na série.
José Hernandez - O Lanterna Verde brasileiro teve vida curta. Sua única aparição no universo DC foi em Legends of the DC Universe: Crisis on Infinite Earths, publicada originalmente em 1999. O Lanterna da Terra-D morre junto com todos os outros herois desse universo no colapso dos mundos que ocorre no final da série.