Encontro com Hendrix

por Luiz Filipe Tavares

Ouça o aniversariante do dia dividindo o palco com outras cinco lendas da música

Se estivesse vivo, o guitarrista Jimi Hendrix completaria hoje (27) 70 anos de idade. O homem que reinventou a guitarra elétrica saiu de Seattle para conquistar o mundo 30 anos antes do Nirvana. Assim, tornou-se o maior artista negro ligado ao rock de sua geração, causando uma influência incalculável para o gênero e transformando-se em lenda ao morrer jovem, com 27 anos, vítima de uma asfixia causada por uma overdose de remédios.

Jimi começou sua carreira oficialmente em 1964, quando gravou duas músicas ao lado dos Avery Brothers: "Testify" e "Move Over and Let Me Dance". De lá até o dia de sua morte, ele dividiria o palco com outros gigantes como Janis Joplin, Rolling Stones, Cream, B.B. King e tantos outros que até hoje consideram dividir o palco com Hendrix como um dos pontos altos de suas carreiras.

Para homenagear o septuagésimo aniversário de Hendrix, listamos alguns desses encontros que foram registrados ao vivo. Veja a lista abaixo e aproveite.

Hendrix + BB King + Butterfield Blues Band tocando "Like a Rolling Stone" ao vivo em Nova York (1968)


Hendrix + Buddy Miles + Jim Morrison (The Doors) tocando "Red House" ao vivo em Nova York em março de 1968

 

War (do ex-Animals, Eric Burdon) recebe Jimi no palco do Ronnie Scott's Club de Londres em setembro de 1970 para tocar Tobacco Road

 

"Hound Dog": Gravação da última turnê de Hendrix como guitarrista solo da banda de Little Richard (ao vivo em Nova York, junho de 1964)


Hendrix + The Isley Brothers tocam "Testify". Essa é a primeira gravação da carreira de Jimi e foi lançada como single em 1964

fechar