por Luiz Filipe Tavares

Ouça de graça o melódico e moderno novo disco dos colombianos do Bomba Estéreo

Meio trip hop e meio cumbia, o som moderno e cheio de nuances dos colombianos do Bomba Estéreo é exatamente o que esperamos de uma banda latina contemporânea. No próximo dia 6 de novembro, o quinteto volta aos holofotes com seu terceiro disco de estúdio, Elegancia Tropical, que já está disponível em streaming no site da NPR, causando um certo furor entre o público da rádio estatal americana.

Com 11 faixas e contando com participações de peso, a cantora Li Saumet e o baixista Simon Mejía comandam o desfile de influências latinas presente no novo disco do grupo. Elegancia Tropical conta ainda com a presença dos luso-angolanos do Buraka Som Sistema, que trazem os ritmos africanos de raiz para "Mozo", e do carioca B Negão, dos Seletores de Frequência e do Planet Hemp, que coloca sua assinatura em "Rocas".

O som do Bomba evolui muito desde seu mais recente disco, Estalla, de 2008 (lançado nos EUA no ano seguinte como Blow Up). Mais maduro e focado na composição, o disco não perde a veia dançante que acompanhou a banda em seus primeiros anos de atividade, mas traz um algo a mais para ouvidos interessados em diferentes texturas. Apesar da latinidade latente, o disco traz gratas surpresas sônicas que esbarram em influências que vão desde Massive Attack, Smoke City e outros atos de trip hop até guitar bands como My Bloody Valentine e Sumo, além de grandes ícones da música latina moderna como Café Tacuba e Ilia Kuriaki.

Você já pode ouvir Elegancia Tropical na íntegra no site da National Public Radio. Abaixo você vê "El Alma y El Cuerpo", primeiro single do novo disco do Bomba Estéreo. 

 

Vai lá: www.npr.org // www.bombaestereo.com

matérias relacionadas