Educação para a sustentabilidade

por Redação

Qual é a relação entre educação e meio ambiente?

Nós, do Instituto Ecofuturo, acreditamos que saber ler e escrever é fundamental para que se possa acessar conhecimentos e recursos que promovam o diálogo do cuidado entre seres humanos e deles com a natureza. Entendemos que uma cultura de leitura e escrita, difusão do conhecimento e a conservação de recursos naturais são áreas que trabalham juntas, dialogam e se complementam – e têm um poder transformador.

O acesso democrático ao conhecimento, ao livro de qualidade e o incentivo ao ato de ler e escrever são requisitos fundamentais para a promoção do desenvolvimento humano e para preparar o indivíduo para o exercício pleno da cidadania. A relação de respeito entre homem e a natureza e a busca por um modelo de crescimento que não comprometa o meio ambiente e valorize as relações humanas é resultado, também, do acesso ao conhecimento humanista, a outras formas de pensar e existir. 
Como revelou o saudoso Daniel Piza na boa prosa do seu Leituras da Natureza, obras como Moby Dick, Vidas Secas, Dois Irmãos, A metamorfose, entre tantas outras, podem nos oferecer uma experiência única sobre nossa humanidade comum e nossa relação, conturbada e intensa, com a natureza. “Ao nos colocar na pele dos outros, como a literatura permite, nos colocamos sob a cobertura da natureza – e quem sabe nos tornemos mais conscientes de que a sustentabilidade beneficia a todos. Não existe cuidado sem troca”. 
Em nossos projetos, como o Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, que implanta bibliotecas abertas às comunidades e o Reservas Ecofuturo, que tem por objetivo ampliar a efetividade de conservação de remanescentes florestais, atuamos para gerar e difundir conhecimentos e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade. 
Conheça mais sobre os nossos projetos nos próximos posts e também nas redes sociais: www.facebook.com/institutoecofuturo
O Instituto Ecofuturo é uma organização não governamental criada em 1999, qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e mantida pela Suzano Papel e Celulose. 
fechar