Desconforto
Tudo começou comigo postando algumas poesias que criei, em meu blog. Jamais pensei que as pessoas pudessem gostar. Elas aconteciam de repente e não tinham tamanho, tema, sequer intenção de ser poesia. Eu registrava porque gostava daquele fluir sutil, sem densidade. Ao colocar no blog, temi que a crítica não aceitasse; nem eu sabia se de fato era poesia. Às vezes mais um desabafo, outras uma busca filosófica, raramente uma composição realmente poética ou romântica. Mas, enfim, joguei no ar para ver no que dava.
E, puxa, para minha grata surpresa, as pessoas que me lêem gostaram, conquistei novos leitores e acabei por construir novas amizades com poetas de fato, nas redes de relacionamento social. Uma catedrática, doutora em Literatura, Denise Carrascosa, que já era minha amiga, surgiu com a idéia de fazer um livro daquelas poesias (agora já eram poesias, haviam sido aceitas como tal). A princípio não acreditei. Depois aquela sugestão foi me seduzindo aos poucos. Não sou poeta, mas posso ser metido a poeta. Pode colar. Sou metido a escritor e tem colado; este será meu 5º livro e ainda tenho mais 4 prontos para lançar. E comecei a juntar os textos, ao tempo em que fiquei motivado e comecei a construir outros. Quando vi, estava com quase 200 textos prontos e revisados.
Foi então que vi no Facebook, o lançamento de uma nova editora, a Reformatório. Os fundadores são poetas que eu já seguia no "face", foi fácil contatá-los e convencê-los a ler meus textos. Eles também haviam lido algumas coisas minhas na rede social. Gostaram e decidiram publicar. Antes faríamos uma seleção. Algumas coisas foram alijadas e não sei ainda quantos textos serão. Sei apenas que serão mais de 100 páginas, o que fará o livro parar em pé (para mim um livro é um livro quando para em pé). Escolhemos o nome "Desconforto", exatamente porque o livro é produto de desconfortos e creio que vá causar desconfortos em quem se atrever a ler. A capa tem tudo a ver com o nome também. Estamos produzindo um livro desconfortante.
Já esta quase pronto. O Marcelo e o Rennan, fundadores da editora, já estão falando da minha pessoa e do livro nas redes. Estão até recomendando uma entrevista minha no Programa Provocações da TV Cultura que esta no Google, para quem quer me conhecer.
Dia 09/12/2013, às 19:30 horas, na Livraria Martins Fontes (aquela da Av. Paulista, próximo à Brigadeiro...), será o lançamento. Sintam-se todos que têm me lido e os que também não leram, convidados a comparecer e levar o seu prestígio ao lançamento do meu primeiro livro de poesias. Agradeço antecipadamente.
**
Luiz Mendes
25/11/2013.