Logo Trip

De ponta a ponta

O surf está garantido no fim de semana; aposte no sábado, nas manhãs e no tempo variável

De ponta a ponta

Por Redação

em 7 de janeiro de 2011

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Cadastre-se e receba os boletins sempre quentinhos no seu email: www.ldsurf.com.br

O ano novo começou com surf e chuva, tendo como destaque o sorrateiro swell de leste – o segundo do verão – gerado a partir do anticiclone que lentamente foi ganhando força no Atlântico Sul. Na verdade, suas pistas estavam mais miradas para a região sul do país, e em Santa Catarina, onde parte da equipe LD está neste momento, as ondas chegaram aos 2m e renderam momentos clássicos em diversos picos do estado! Em SP, os principais destaques têm sido Ubatuba e Guarujá, onde as ondas têm quebrado com um metro ou um pouco mais nos picos mais privilegiados de leste e também vêm abrindo sorrisos durante essa semana.

Para este FDS, o lestado swell n.2 continua na área e garante surf de ponta a ponta, sendo o sábado o mais intenso e as manhãs de ambos os dias como momentos mais especiais, devido aos ventos. O tempo deve seguir apresentando de tudo um pouco, com mais chuva pela frente e elevação de temperaturas no domingo.

Swell n.3

Para manter o rip, Netuno deve favorecer a formação de uma nova tempestade de médio porte capaz de gerar ondas na casa de 1m (período de pico em 9 a 10s) entre 4ª e 5ª, já podendo trazer alguma reação no fim de tarde 3ª. Se tudo correr bem, parece que essas ondas entram limpas e o fluxo de vento sul/ SW fica mais restrito à véspera, na 2ª e 3ª. Ótimo para os picos de sul, que vêm presenciando dias BEM mais fracos que seus irmãos de leste.

Resumo

 

 

 

LIQUID DREAMS

Condições predominantes para o litoral de São Paulo

Dia

Tempo

Ventos     

Ondas

Direção e Período

Tendência

 

 

 

 

 

 

SAB

Parcialmente encoberto, com alto risco de chuva, inclusive com volumes mais intensos durante a tarde (pancadas acentuadas)

Brisa norte/ nordeste logo cedo, possível sudeste fraco ao longo do dia e nordeste no fim de tarde, agora mais intenso. Há risco de rajadas intensas ao longo do dia

Um metro de leste com influência de sudeste

Leste

Swell n.2 segue ativo, com mínima perda de pressão em relação à 6a

8

8s

jan

Primária

 

 

 

Sudeste

 

10 a 11s

 

Secundária

Destaques

O swell de leste bem vivo e o padrão de ventos deve ajudar na maior parte do tempo, com destaque para as primerias horas do dia. Os picos de leste continuam sendo a melhor pedida, com séries na casa de um metro. Aproveite os momentos de pouco vento e fique atento ao nordeste quando ele apertar, pois poderá afetar a formação justamente nos picos onde as ondas estarão com mais pressão. Os picos de sul seguem bem mais fracos, mas caso também recebam bem o sudeste as ondas deverão quebrar com ao menos meio metro, já que um pequeno reforço desta direção encosta na tarde desta 6a. Para estes, os ventos tendem a ajudar e pegam como terral em diversos deles. Tempo mais para encoberto e chuva praticamente garantida, provavelmente à tarde.

 

 

 

 

 

 

DOM

Parcialmente encoberto (parece melhor que no sábado) com risco de chuva leve a qualquer momento. Esquenta ainda mais

Padrão bem próximo ao de sábado com predomínio de vento norte/ nordeste (especialmente logo cedo e no fim de tarde). Seguimos com possibilidade de rajadas mais fortes

Meio metrão de leste com influência sudeste

Leste

Segue em gradativo declínio, já com o fim de tarde mais fraco

9

8s

jan

Primário

 

 

 

Sudeste

 

10s

 

Bem fraco

Destaques

O mar tende a baixar um pouco, mas o surf continua rolando. Mais uma vez, melhor nos picos de leste, que ainda deverão ter séries passando de meio metro – destaque para o período da manhã, com mais pressão e menos ventos. Tempo esquentando e tendendo a melhorar um pouco.

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA:

Ondas de leste resistem até o começo da semana e novo swell de sul/sudeste na 4a

Na segunda o mar segue lestado e perdendo pressão, ainda com ondas de meio metrinho a meio metro. Vento soprando de noroeste pela manhã e virando para sudoeste a qualquer momento. A 3a deve ser o dia mais fraco, com o momento final do leste e o início desorganizado de sul. O swell n.3 deve encostar e provavelmente atingir o ápice já na 4a, por volta de um metro a um metrão de sul/ sudeste e devendo apresentar bons momentos no que depende dos ventos. A 5a também aparece como um dia interessante e neste momento dá pra estimar algo em torno de meio a um metro de sul/ sudeste. No longuíssimo prazo,


Abraço e bom fim de semana a todos!

Liquid Dreams
www.ldsurf.com.br
Twitter: @liquidsurf

LEIA TAMBÉM