Galeria especializada vende edição especial de fotos tiradas no set de famoso comercial
Lembrae daquele comercial de uma televisão de alta definição onde rolava uma chuva de bolinhas coloridas em São Francisco, daquelas de borracha que pulam alto quando caem no chão? Ele foi produzido em 2008 pela agência Fallon e ganhou diversos prêmios ao redor do mundo depois de soltar 250 mil bolinhas coloridas de borracha nas ladeiras da cidade e captar algumas das mais belas imagens usadas em comerciais dos últimos anos. E agora, anos depois, a galeria Lumas está vendendo pela internet uma edição limitada de fotos do dinamarquês Peter Funch, que estava presente nas gravações para fazer imagens ao lado da equipe.
Para quem não conhece, a Lumas é uma galeria virtual especializada em fotografia e baseada em Berlim, que tem como filosofia o barateamento dos preços no mercado de arte na web e oferecendo trabalhos de fotógrafos renomados por valores acessíveis também para colecionadores iniciantes ou dispostos a fazer investimentos menores. Além dos trabalhos de Peter Funch, o site tem um amplo acervo de trabalhos fotográficos clicados nos cinco continentes, que vale a pena ser explorado por qualquer fã de fotografia.
Nos quatro dias de gravação do comercial, a equipe da Fallon fez seis tomadas das bolinhas pulando ladeira abaixo. Para recolher todas as esferas coloridas, o time de produção contou com a ajuda de 50 estagiários, que perseguiam o "enxame" de borracha a cada vez que o diretor gritava "corta".
"Peter Funch esteve lá para tirar essas fotos realmente incríveis para as quais você tem que olhar duas vezes para acreditar no que os seus olhos estão vendo: uma massa liberta de pequenas e coloridas bolinhas saltando para cima e para baixo pelas colinas e passando por emblemas americanos da normalidade", lê-se no comunicado oficial da galeria sobre o trabalho do fotógrafo. "Os carros vazios estacionados diante das casas de madeira interferem de uma forma estabelecida e sedada, com a qual uma anarquia irrestrita subitamente interfere. Em alguns minutos o espetáculo vai terminar e os residentes que notaram vão esfregar seus olhos. Mas esse momento, com sua vitalidade louca, viverá para sempre através das fotografias de Peter Funch."
Logo abaixo você vê o comercial de televisão que possibilitou a produção das fotos. No fim da página, você assiste ao curioso making of (em inglês), com alguns detalhes mais tecnicos da ousada produção nas emblemáticas e íngremes ruas de São Francisco. Se você quer investir e colecionar uma edição limitada do fotógrafo, visite o site da galeria.
Vai lá: www.lumas.com
Comercial:
Making of:
A música do comercial é "Heartbeats", cover da banda sueca The Knife gravada pelo também sueco, filho de argentinos, José Gonzalez.