Cartas às crianças de Troy

por Luiz Filipe Tavares

Mensagens para o futuro por Dr. Seuss, Isaac Asimov, Ronald Reagan e Neil Armstrong

Em 1971, às vésperas da inauguração da primeira biblioteca pública em Troy, um pequeno subúrbio (hoje com 80 mil habitantes) nos arredores de Detroit, a bibliotecária local Marguerite Hart decidiu fazer um pedido para dezenas de personagens influentes daquele início de década. Ela foi atrás de políticos, escritores, músicos e figuras célebres da época solicitando que cada um escrevesse uma carta para as crianças da cidade falando sobre a importância das bibliotecas.

Para sua surpresa, ou melhor, para a sua alegria, pelo menos 50 grandes nomes da época responderam suas cartas e enviaram seus desejos de um futuro melhor para as crianças que utilizam a biblioteca de Troy. Anos depois, enfim esse arquivo de cartas foi digitalizado e agora pode ser visto na íntegra por qualquer um em qualquer lugar do mundo, graças à internet.

A lista inclui nomes de diversos campos culturais. Temos o ex-presidente americano Ronald Reagan, o secretariado do Papa João Paulo II, o lendário escritor de livros infantis Dr. Seuss, o genial escritor de ficcção científica Isaac Asimov, o pediatra-escritor Benjamin Spock, o ex-prefeito de Cleveland Carl Stokes, a grande executiva Helen Gurley Brown e até o primeiro homem a pisar na Lua, o astronauta Neil Armstrong

A coleção Letters to the Children of Troy está disponível na íntegra em PDF no site oficial da Biblioteca de Troy e já como imagens em alta resolução no Flickr da Biblioteca (ambos em inglês). Logo abaixo você vê alguns dos destaques do ambicioso projeto arquitetado Marguerite Hart e seu maravilhoso resultado.

 

 

 

(via Brainpickings)

fechar