Sesc Vila Mariana traz artistas argentinos para se apresentar por todo o mês de março
Começa no dia 7 de março a primeira edição do festival Caros Hermanos, que durante todo o próximo mês realiza uma programação especial com artistas argentinos no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Na programação, shows e filmes tomam conta do local apresentando um panorama atual do cenário artístico do país vizinho.
Além da exibição de vários premiados longas, o festival traz dez apresentações de artistas que representam os mais variados estilos presentes na cena atual da Argentina. Entre elas estão os muito bem conceituados punk rockers do Attaque 77, o tango eletrônico do Otros Aires, o post rock inteligente do Falsos Conejos e a canção popular de Kevin Johansen.
Para você que não está por dentro do cenário argentino, a Trip preparou um "quem é quem" no festival que começa em São Paulo na segunda semana do mês que vem.
Veja abaixo:
Kevin Johansen - dias 7 e 8 de março, quinta e sexta, às 21h
Indicado a três Grammy Latinos, incluindo o de álbum do ano, ele é um dos maiores nomes da canção argentina dos últimos dez anos. Seguindo os passos de cantores como Fito Paez, ele mescla influências de toda o continente com leituras tradicionais da música de seu país.
Attaque 77 - dia 10 de março, domingo, às 18h
Na ativa desde 1987 e com 18 discos no currículo, os veteranos do punk portenho voltam ao Brasil, desta vez com seu show especial acústico que marcou os 25 anos de banda completos no ano passado.
Falsos Conejos - dia 13 de março, quarta, às 20h30
Música instrumental que traz influências de garage rock, jazz e música erudita, tudo isso em um caldeirão post rock para Mogwai nenhum botar defeito. A banda que já se apresentou em importantes festivais do Brasil retorna para a turnê de divulgação do seu terceiro álbum, YYY.
Orquesta Típica Fernandez Fierro - dia 14 de março, quinta, às 21h
A big band que mudou a forma como os portenhos viam o tango em Buenos Aires, a orquestra de doze integrantes chega ao Brasil para apresentar sua nova leitura do mais tradicional gênero da terra de Gardel.
Otros Aires - dia 15 de março, sexta, às 21h
Surgido na mesma onda que revelou gente como o Gotan Project, o quarteto faz um tango eletrônico de qualidade, usando instrumentos tradicionais do tango como o bandoneón a samples, midis e batidas ligadas à música eletrônica
Quinteto Real - dia 16 de março, sábado, às 21h
E como nenhum festival de música argentina está completo sem um nome tradicional do tango, o Caros Hermanos traz o show da banda formada em 1960 pelo pianista Horacio Salgán e peloo guitarrista Ubaldo De Lío. Milongueiros de marca maior, os integrantes chegam com os maiores clássicos do estilo como destaque em seu repertório.
La Viajerita - dias 16 e 17 de março, sábado e domingo, às 13h30
Chamados de um "duo callejero" (ou "dupla de rua", em tradução livre), o par formado por Mariela Carrara e Ornela Lanzilotto apresenta em seu show ritmos folclóricos argentinos com influência da música espanhola e africana.
Escalandrum - dia 17 de março, domingo, às 18h
Liderado pelo baterista Daniel ‘Pipi’ Piazzolla, neto de Astor Piazzolla, o sexteto celebra a obra deste que é o segundo maior nome do tango mundial, mas dando uma roupagem mais jazzística ao repertório do mestre Piazzolla.
Duo Wagner-Tajan - dia 19 de março, terça, às 20h30
Formada por Vilma Wagner e Octavio Taján, a dupla conta com um repertório com arranjos contemporâneos para músicas do folclore tradicional argentino, entre canções próprias e de autores de diversas regiões do país.
Hernan Crespo Cuarteto - dia 20 de março, quarta, às 20h30
Destaque da jovem música argentina, o acordeonista e compositor apresenta um espetáculo baseado em repertório dos sons litorâneos da América do Sul, como o Chamamé, o Zamba e o Candombe.
Vai lá: Festival de música e cinema argentino Caros Hermanos
Quando: de 7 a 20 de março
Onde: Sesc Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo/SP
Quanto: de R$ 3 a R$ 24
Ingressos: na rede IngressoSesc
Informações: 0800-118220
www.facebook.com/sescvilamariana