por Carlos Sarli
Trip #184

Taj Burrow vence em Pipeline, Mick Fanning fica com o título e os australianos dominam

Taj Burrow vence em Pipeline, Mick Fanning fica com o título e australianos são quase metade dos classificados para o circuito mundial de surfe 2010.

A mãe de Mick Fanning acompanhava ansiosa as baterias do palanque do Pipe Masters. Foi quando o amigo de seu filho desceu uma onda e caiu feio. Sua primeira reação foi de apreensão, ela ficou parada por alguns segundos até perceber que Joel Parkinson estava bem, então saiu vibrando, aquela seria a última chance de Parko seguir adiante e se manter na disputa do título contra Fanning.
Desde a disputa entre Andy Irons e Kelly Slater, há cinco anos, quando o primeiro levou a melhor, que a decisão do título não ficava para a última prova da temporada. Desta vez os amigos-adversários não chegaram ao confronto direto. Fanning passou sua bateria de estreia no round 3 do Billabong Pipeline Masters e Parko parou por aí.

Deve ter sido decepcionante para Parko, que abriu o ano de forma arrasadora. Foram duas vitórias consecutivas e uma terceira até a quinta etapa, mantendo uma folgada dianteira de cerca de 1.000 pontos sobre o adversário mais próximo, em alguns momentos da temporada Adriano “Mineirinho” de Souza.
Mas na segunda metade do Tour seu rendimento despencou. Falou-se de uma possível contusão, embora ele não tenha se ausentado em nenhuma etapa, enquanto Fanning recuperava o ritmo que o levou ao título em 2007. Venceu nos EUA, na França, em Portugal e já chegou ao Havaí liderando.

A Austrália recupera a hegemonia, além do título de Fanning e o vice de Parko, Bede Durbdige ficou em terceiro, Taj Burrow (campeão em Pipeline) em quarto e no total os australianos ocuparão 46,7% das 45 vagas da elite em 2010. Mineirinho ficou em quinto, vencendo a etapa espanhola, sua primeira no Tour, e terminando à frente de Kelly Slater (vice em Piepeline), o qual venceu por duas vezes neste ano.
Mineirinho foi o único brasileiro a se classificar pelo World Tour, juntam-se a ele na elite em 2010 Jadson André, terceiro, e Marco Polo, décimo quarto, pelo ranking de acesso, WQS. O experiente Neco Padaratz reforça o time, ele entra como wild card da ASP depois de um ano afastado para tratamento de dores crônicas nas costas. Andy Irons e Luke Stedman também voltam como convidados.

PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO
Mesmo perdendo em Pipeline, os resultados em Haleiwa e Sunset garantiram a Joel Parkinson, 28, o bicampeonato da Tríplice Coroa Havaiana.
 
BRASIL NO WQS 2010
O Hang Loose em Fernando de Noronha (PE) abrirá a temporada, volta a ser seis estrelas e ganha status “prime”. Com o SuperSurf, são 11 etapas confirmadas e mais de US$ 1 mi em prêmios.
 
WAKEBOARD NA PISCINA
A piscina do parque Ceret, na zona leste da capital, a maior da América Latina, terá neste domingo uma inédita prova com 12 atletas realizando manobras aéreas a partir de uma rampa de saltos. 

 

 

matérias relacionadas