Trip / Arte / Arte

por Luiz Filipe Tavares

Programe-se para curtir três novas exposições que abrem em São Paulo neste fim de semana

Neste fim de semana, três novas exposições abrem para a visitação em São Paulo mostrando os novos caminhos da arte contemporânea do Brasil e da América Latina. E olha que tem espaço para todos os gostos e preferências. São elas a Caixa Aberta, mostra solo de Rodrigo Borges, A 4 Graus do Equador, com 15 artistas cearenses e quatro exposições individuais de artistas latinoamericanos na galeria Baró.

Começando por essa última, os artistas Cristián Segura (Argentina), Patrick Hamilton (Chile), Ricardo Alcaide (Venezuela) e Yoshua Okon (México) terão seus trabalhos organizados em quatro mini-exposições na Galeria Baró. Com os quatro presentes na abertura deste sábado (26), a exposição propõe um novo olhar sobre a arte latina, explorando diferentes formatos para chamar a atenção para a multi-culturalidade de nosso mega continente.

A galeria fica aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h.

Vai lá: Exposição Cristián Segura, Patrick Hamilton, Ricardo Alcaide e Yoshua Okon
Quando: de 26 de marça a 23 de abril de 2011
Onde: Baró Galeria: Rua Barra Funda, 216, Barra Funda - São Paulo
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3666-6489 ou www.barogaleria.com.br 

 

A 4 Graus do Equador também estreia neste sábado, dia 26. O Ateliê397 reúne os melhores trabalhos dos cearenses Alexandre Veras, Clarice Lima, Coletivo Transição Listrada, Danilo Carvalho, Ivo Lopes, Márcio Távora, Mariana Smith, Milena Travassos, Simone Barreto, Solon Ribeiro, Vitor Cesar, Waléria Américo e Yuri Firmeza, mesclando instalações, pinturas, videoarte, escultura e fotografia. A ideia é trazer para São Paulo alguns grandes nomes nordestinos da arte contemporânea e mostrar que também existe produção cultural fora do eixo Rio-São Paulo. 

Os destaques da mostra ficam para Enrico Rocha e seus barquinhos de bilhetes de loteria e para a fotógrafa Patrícia Araújo e seus estudos de ruído em imagem. Na abertura também estarão presentes os DJs Jackson Araújo, AD Ferrera e Tiago Guiness. O horário de funcionamento é de terça-feira a sexta-feira das 14h às 19h. O Ateliê397 ficará aberto também nos sábados 02/04; 07/05 e 27/05.  

Vai lá: A 4 Graus do Equador
Quando: de 26 de março a 27 de maio de 2011
Onde: Ateliê397 - Rua Wisard, 397, Vila Madalena - São Paulo
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3034-2132

Já na Caixa Aberta, que abre na galeria Emma Thomas também no sábado, quem expõe é o já veterano mineiro Rodrigo Borges. Ele chega a São Paulo com sua obra que confunde arte e arquitetura, explorando a gravidade e a relação entre os materiais utilizados. Sempre usando fita adesiva colorida, Borges se apropria dos espaços e mexe com as noções geométricas das pessoas na disposição de suas obras.

“Palavras como ‘embrulho’ e ‘caixa aberta’ apesar de não serem verbos, dizem muito sobre as ações e seus resultados. É esclarecedor e gosto porque funcionam como uma primeira entrada para o trabalho”, explica o próprio Rodrigo no comunicado oficial de abertura da exposição. 

A galeria Emma Thomas fica na Rua Barra Funda e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Aos sábados, o horário é das 11h às 17h.    

Vai lá: Caixa Aberta – Rodrigo Borges
Quando: de 26 de março à 23 de abril
Onde: Galeria Emma Thomas - Rua Barra Funda, 216, Barra Funda – São Paulo
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3666-6489 ou www.emmathomas.com.br

 

fechar