Logo Trip

AirPiano

Depois de quatro anos em desenvolvimento, controlador midi de gestos chega ao mercado

AirPiano

AirPiano / Créditos: Divulgação


Por Luiz Filipe Tavares

em 28 de abril de 2011

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Fãs de space rock, psicodelias em geral, DJs performáticos, live producers e aficcionados por aparatos de som vão correr para esvaziar seus porquinhos. Depois de quatro anos em desenvolvimento, finalmente está disponível no mercado o AirPiano, invenção do designer Omer Yosha. Na verdade, o instrumento não é um piano. É um controlador MIDI e OSC que funciona com gestos, sem nenhum toque em sua superfície. Ele trabalha com os mais populares programas de edição de som ao vivo, como o Ableton Live, e abre toda uma nova área de possibilidades de performance para quem mixa faixas ao vivo no palco.

Graças a um grupo de oito sensores de movimento alinhados, que podem ser usados tanto como “teclas” de três notas como controles deslizantes de volume, distorção ou efeitos em geral, o AirPiano é o primeiro controlador “touch free” que não precisa de um monitor. Apesar de funcionar somente conectado a um computador, a interface do “teclado” permite que o usuário se concentre em tocar de maneira livre e intuitiva, permitindo improvisações e controle 100% confiável de cada comando executado com os gestos. 

No vídeo abaixo você vê a artista escocesa Jo Hamilton demonstrando o funcionamento do AirPiano. A compositora e produtora trabalhou ao lado dos desenvolvedores do projeto, ajudou a aperfeiçoar o instrumento e mostra algumas das possibilidades oferecidas pelo controlador. 

O controlador chega com os oito sensores de proximidade que permitem o uso de até 24 “teclas” para cada predefinição escolhida pelo usuário, auxiliado por um botão real que permite mudar essas predefinições sem o auxílio do computador. Os sensores são divididos em 40 LEDs que orientam o usuário visualmente enquanto tocadas. Ele tem conexão com pedais de expressão (Wah-Wah) ou foot switch. Pesa menos de 3 kg, tem menos de um metro de comprimento e só 26 milímetros de espessura.

Simples de tocar, leve, prático, versátill e de possibilidades de programação de som limitadas somente pela imaginação do operador. Ele se conecta ao computador através da entrada USB, não exigindo nenhum equipamento extra além de um computador doméstico. Como outros controladores digitais que o precederam, o AirPiano é totalmente customizável, não ficando devendo em nada para os controladores gráficos e ainda dá um banho de usabilidade em qualquer concorrente do tipo.  

Um bom exemplo do que veio antes nessa área é o Tenori-On. Apesar de muito funcional e versátil, a tecnologia touch screen não permite a liberdade de movimento para o operador como o AirPiano faz. Fora que, em termos de performance e presença de palco, nem se compara com o impacto causado pelo AirPiano em aresentações ao vivo. Abaixo você vê a cantora inglesa Little Boots operando o seu Tenori-On na série Bedroom Versions, gravada direto em seu quarto.

Com as comparações feitas, fica difícil não se impressionar com a tecnologia do AirPiano. No site oficial da Kesem Design, empresa que construiu o instrumento, já é possível encomendar o brinquedinho por € 1.149, ou R$ 2.700, mais impostos. A previsão de entrega é de duas semanas a um mês. Logo abaixo, você vê mais uma demonstração de uso do AirPiano, essa ainda de 2008, quando o protótipo foi desenvolvido. Aqui, você vê o controlador em ação no Ableton Live.

(Via The Laughing Squid)

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM