Tpm

por Ilana Rehavia
Tpm #112

Designer de calçados lança modelos bem-humorados inspirados em Carmen Miranda

A estilista Charlotte Olympia Dellal cria sapatos coloridos e bem-humorados para quem não tem medo de subir no salto

Charlotte Olympia Dellal parece saída de um filme dos anos 40. Com visual de estrela de cinema, a estilista anglo-brasileira é a melhor garota-propaganda de seus cobiçados sapatos. Criada entre Rio de Janeiro, Paris e Londres, ela desenha altíssimos saltos que vêm calçando pés de mulheres como Kate Moss, Beyoncé, Katy Perry e Sarah Jessica Parker.

Filha da socialite carioca Andrea Dellal (nos anos 70, desfilou para Valentino e Gaultier) e do empresário inglês Guy Dellal, é irmã de Alice, que conquistou o mundo da moda com seu visual punk (leia-se parte da cabeça raspada, tachas e meias-calças rasgadas), e de Alex, namorado da princesa de Mônaco Charlotte Casiraghi, neta de Grace Kelly.

Charlotte, 30 anos, porém, rejeita o título de it girl que revistas europeias atribuem a ela. "Sou uma designer de sapatos", diz categórica. A escolha por criar moda para os pés foi por acreditar que "os acessórios fazem o visual". "Sou uma pessoa nostálgica. A essência da minha marca vem dos anos 40 e 50, quando os acessórios eram clássicos e femininos, mas tinham senso de humor", conta a moça, que lançou a marca Charlotte Olympia em 2007.

Para criar sua mais recente coleção, Blame It On Rio (Culpe o Rio, em tradução livre), inspirou-se no jeito carioca e criou peças supercoloridas para a primavera-verão do hemisfério norte. A musa da coleção é Carmen Miranda: "Uma mulher rica em acessórios, cor e humor", diz.

Após estudar moda no London College of Fashion e se especializar na faculdade Cordwainers, ambos em Londres, passou temporadas trabalhando em Paris até partir para a criação de sua grife – um sonho antigo. De lá para cá, vendeu em algumas das lojas mais importantes do mundo, como Bergdorf Goodman, Dover Street Market e Harrods; e ano passado decidiu abrir sua primeira loja, no bairro londrino de Mayfair.

Recentemente, Charlotte expandiu a marca e começou a fazer bolsas e meias-calças. Mas a alma do negócio vai continuar sendo mesmo o sapato: "Acredito que as mulheres devam se vestir a partir dos pés", conclui.

Vai lá: www.charlotteolympia.com

* Na galeria abaixo você conhece quatro sapatos da coleção Blame It On Rio:

matérias relacionadas