por Ana Manfrinatto

Recomendo: o melhor crepe francês de Buenos Aires está em San Telmo e vale a pena provar!

Essa dica é para os turistas que estiverem passeando por San Telmo durante a semana ou para quem mora ou trabalha no bairro. É que Un, dos, crêpes... só funciona de segunda a sexta do meio-dia às 18h. Mas que o horário de funcionamento restrito não sirva de desculpa para provar esses crepes que, certamente, são os melhores que eu já provei em Buenos Aires.

Os ingredientes são fresquinhos e as opções de recheio são irresistíveis  – os salgados, meus preferidos, são de parmesão e rúcula, berinjela com tomatinho e queijo, presunto de parma, frango ao curry caseiro e vegetais, entre outros. Além do mais, eles tem know-how. É que Ludovic Casrouge, o mano que faz os crepes, nasceu na Bretanha – região de onde vêm essas delicinhas – e estudou na escola crepier de Pont – l’Abbé.

Eu poderia parar por aqui tendo-o convencido de que a creperia virou parada obrigatória, não é mesmo? Mas eu continuo porque, ainda por cima, a história por trás deste lugar é tão linda como gostosa. É que o tal do Ludovic trabalhou durante sete anos como operador financeiro da Bolsa de Paris e, enquanto ia se cansando do material world, foi despertando seu interesse e paixão pela gastronomia.

Daí ele fez o que muitos gringos fazem (e eu invejo horrores) e tirou um ano sabático para fazer uma longa viagem por toda a América do Sul: ele foi de Ushuaia até o México no ano de 2008. Nessas ele conheceu a Maria, uma argentina, sua atual esposa, e voltou para ficar com ela em 2010.

Foi aí que ele começou a trabalhar no restaurante do Museu Evita, desenvolvendo um novo cardápio, e que, um ano depois, em agosto de 2011, ele e a mulher abriram o Un, dos, crêpes...  na esquina das ruas Belgrano e Perú, em San Telmo.

Vale lembrar que além dos típicos crepes franceses com massa fininha de 40 centímetros de diâmetro, eles têm outras duas coisas difíceis de encontrar em Buenos Aires: sucos de frutas naturais diversos e salada de fruta totalmente naturalzinha – sem adição de fruta em calda ou suco Tang.

Vai lá que vale a pena:
Un, dos, crêpes... 
Peru 424, San Telmo
Telefone:  4331-3132

 

matérias relacionadas