por Ana Manfrinatto

Festival da diversidade cultural acontece no Rio e em Buenos Aires

Olha só que legal: abriram as inscrições para o festival da diversidade cultural Tangolomango. Com mais de dez anos de praia, esta 14ª edição vai fazer um samba no avião, ver o Cristo Redentor pela janela e desembarcar em Ezeiza pela primeira vez.

Isso mesmo! Já que desta vez o evento acontece no Rio de Janeiro e também em Buenos Aires, o que marca a estreia do Tangolomango em solo internacional. Artistas de ambas as cidades que façam circo, dança ou música terão até o dia 10 de setembro para se inscrever através do site.

Serão selecionados dez grupos das duas cidades para apresentações lá e acolá. Os escolhidos se apresentam no Circo Voador entre os dias 10 e 13 de novembro e no Pólo Circo, na capital portenha, na primeira semana de dezembro (a data será definida em breve).

Tudo culmina em um espetáculo coletivo permeado pela improvisação, já que “o objetivo principal do Tangolomango é incentivar a generosidade intelectual. Por isso a produção colaborativa entre os grupos é tão valorizada”, explica a idealizadora do festival, Marina Vieira.   

Realizado desde 2002 e com edições no Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Salvador, o festival já se consolidou como um festival latino-americano; promovendo o encontro de mais de quatro mil artistas de 300 grupos vindos do Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela e Peru. 

De onde eles tiraram este nome simpático? Ele é inspirado em uma brincadeira de roda do nordeste do Brasil e expressa o espírito de seu trabalho. O objetivo é articular, reunir e difundir projetos culturais de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

As apresentações acontecem sempre em espaços públicos e com acesso gratuito. Bacana, né? Fica a dica para que ches e mermãos prestigiem o evento e também para que se inscrevam caso desenvolvam as atividades artísticas promovidas pelo Tangolomango!

matérias relacionadas