Uma dica de sobremesa geladinha, refrescante e muito fácil de fazer

Antes de sentar pra escrever esta coluna eu andei cerca de 1,5 km na rua, numa São Paulo que o Climatempo ju-ra por tudo que estava a 32º C, mas que pra mim é bem próximo de algum círculo do inferno.

Mas mesmo com a cara derretida e suor por todos os cantos, eu sabia que tinha algo recompensador me esperando na geladeira de casa: uma sopa de melão que eu testei em diversos amigos-cobaia neste final de semana e que, felizmente, tinha sobrado da noite anterior.

Quando eu anunciei pras visitas que a sobremesa era “Sopa de Melão” percebi a cara de espanto. Com o ventilador no talo e janelas completamente abertas, “comida quente” era o que eles menos precisavam naquele momento.

Tolinhos.  ;-)

“Sopa” é apenas uma maneira de descrever o prato. Já que o melão é batido no liquidificador com raspas e suco de limão siciliano, baunilha em fava. Ele fica na geladeira por ao menos uma hora. Na hora de servir, escolhi um copo de Martini, que é um desses objetos que me fazem glamourizar na hora.  E também acrescentei um chorinho de rum. Então... há quem possa chamá-lo de drinque também!

Pra terminar, uma bola de sorvete de baunilha dos bons e uma folhinha de hortelã em cada recipiente.
A temperatura lá fora não vai mais te incomodar, prometo.

Ah! Você pode usar a receita como quiser. Pode abolir o álcool, por exemplo. E o açúcar muitas vezes não é necessário dependendo da doçura das frutas. A cor alaranjada da minha receita vem do melão Cantaloup, mas você pode usar o amarelo, o verde etc. Eu usei duas variedades.

Tinha também algumas uvas Thompson dando mole em casa e acrescentei à mistura. Fui pela lógica de cores (variações de verde) e deu certo! Eu gosto muito de limão siciliano, mas o Tahiti funciona também.

Se puder usar baunilha em fava... faça isso. Eu acho a coisa mais linda ver aqueles pontinhos pretinhos na sobremesa. Se não rolar, experimente substituir por 1 colher de chá de essência de baunilha.

Sopa de melão

Rendimento: 6 
Tempo de preparo: 30 minutos (mais 1 hora ao menos na geladeira)
Ingredientes:
1 melão do tipo Cantaloup
½ melão do tipo verde
1 xícara de chá de água
um punhado de uvas Thompson (opcional)
1 limão siciliano
½ fava de baunilha (opcional)
Hortelã a gosto
Açúcar, quanto baste
2 colheres de sopa de vodka ou rum (opcional)
Sorvete de baunilha/creme

Modo de preparo:

1. Corte os melões em cubos e reserve.
2. Retire a casca do limão (pode ser com faca, ralador ou zester, esta ótima ferramenta) e depois esprema e coe o suco.
3. Abra a fava da baunilha e retire as sementinhas com a faca. Reserve (e guarde a fava sem as sementes dentro do seu açucareiro pra obter açúcar “vanilado”)
4. Bata todos os ingredientes com uma xícara de água no liquidificador. Se quiser acrescentar vodka ou rum, este também é o momento.
5. Coloque na geladeira por ao menos uma hora.
6. Ponha em taças ou xícaras de boca larga e complete com uma bola pequena de sorvete de baunilha/creme e uma folha de hortelã. 

(*) Gabriela Sampaio Fergusson é jornalista e redatora especializada em gastronomia. Mantém o tumblr Céu da Boca ceudaboca.tumblr.com. No Twitter: @gabisampaio

matérias relacionadas