Santander apresenta a trajetória inspiradora da empresária Zica, da rede de cabeleireiros Beleza Natural
Na última edição da Casa Tpm, o espaço Santander recebeu a empresária Zica, da rede de cabeleireiros Beleza Natural, para bater um papo sobre empreendedorismo, obstinação e sonho. Durante a palestra, a carioca contou sobre o preconceito que sofreu por causa do seu cabelo cacheado e como isso a motivou a criar um produto para tratar seus fios.
Com uma bacia e uma colher de pau, ela misturava matérias-primas que comprava dos fornecedores do salão onde trabalhava e testava no próprio cabelo. “Demorei dez anos até encontrar a fórmula perfeita. Enquanto muita gente falava que eu era louca, só pensava o contrário: que eu era capaz” lembra.
Um dia, descendo a comunidade, uma prima elogiou seus cachos – e foi então que Zica percebeu que o seu produto poderia virar negócio. Convenceu o marido a vender o único bem da família, um Fusca táxi, para investir no seu próprio salão de cabeleireiro.
Hoje, mais de 20 anos depois, a empresa Beleza Natural tem 44 unidades pelo Brasil, 800 funcionários e cerca de 130 mil clientes por mês. “Muitas mulheres choram depois de passar pelo meu tratamento. Elas olham no espelho e se reconhecem. É um orgulho representar a minha raça.”
As frases inspiradoras de Zica foram registradas pelo calígrafo Fabio Maca, convidado do espaço Santander para transformar em arte as passagens mais marcantes do dia. Quem passou por ali pôde levar para casa uma dessas artes exclusivas.