Tpm

por Clarice Machado

Estilista espanhol cria tecido tecnológico moldável por aerossol. Mas como é isso?

O estilista espanhol Manel Torres criou em parceria com o professor do Imperial College London, Paul Luckan, um produto que pode ser começo de um novo tempo para o universo fashionista. O nome dessa novidade é Fabrican Spray-on.

Trata-se de um tecido em aerossol é feito de polímeros e átomos de lã, linho ou acrílico. Ele é aplicado ao corpo (isso mesmo, não é vestido!) e se torna sólida e "vestível" ao entrar em contato com o ambiente, pois logo seca. Além de não ter costuras, pode ser lavado e até reutilizado.

O material é testado dermatologicamente e não faz mal à pele, mas é tanto quanto borrachento e talvez não seja tão fácil assim de aceitá-lo como vestimenta. 

A parte boa é que é moldável, prático, reutilizável e bem moderno. Permite cortes comuns e invenções em alta costura, dobraduras, origamis e aplicações de tinta por cima.

Com uma idéia tão boa quanto essa, a aplicação não poderia ficar só na moda. Torres abriu uma empresa com o professor que o ajudou para explorar os demais usos do Fabrican, e eles seguem juntos nos testes em usos menos polêmicos, como lenços, estofados e bandagens médicas.

Será que essa novidade vai vingar?

 

 

fechar