por Flora Paul

Em O Disfarce do Ovo, o Coletivo Teatro Dodecafônico reage aos textos de Clarice Lispector

Dialogando com Clarice Lispector e inspirados na linguagem do cinema, o Coletivo Teatro Dodecafônico apresenta em São Paulo o O Disfarce do Ovo, espetáculo que reage aos contos "Legião Estrangeira" e "O Ovo e a Galinha". "Não adaptamos ou dramatizamos os contos para o teatro, usamos o material literário como provocação. O texto provocou respostas ou reações que não pertencem a ele", explicou a encenadora Verônica Veloso ao site da Tpm. Enquanto em algumas cenas as atrizes Beatriz Cruz e Gabriela Cordaro compõem imagens dos contos de Clarice, em outras elas reproduzem o comportamento de personagens.
 
O coletivo começou a pesquisar a partir de "Legião Estrangeira", que narra dois encontros, o de uma escritora com uma menina e o dessa menina com um pintinho. "Este último encontro permite que a menina viva sua infância e passe por uma experiência de amor, morte e transformação, atentamente observada pelos olhos da escritora, alter ego de Clarice Lispector. O elemento detonador do momento epifânico do conto é o pintinho, que tem sua materialidade dissecada na obra 'O Ovo e a
Galinha'." Nesse conto a autora faz um ensaio sobre o encontro com o ovo.

Na composição do espetáculo, o grupo absorveu procedimentos cinematográficos, dando recortes e enquadramentos às cenas, que contam com a participação do espectador: em uma delas, por exemplo, o espectador assiste sentado à mesa com as atrizes - como veria através de uma câmera em um filme. "Entendemos o teatro como experiência compartilhada." Mas, para aqueles que temem esse tipo de interação quando vão ao teatro, não há constrangimentos: "Consideramos importante tirar o espectador de sua posição de conforto, sem, no entanto desviar a atenção da cena para ele, expondo-o desnecessariamente", explica Verônica.

Vai lá:
O Disfarce do Ovo no Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo
Dias 24 e 31 de janeiro
Domingos às 17h30.
Quanto? R$ 2,00 a R$ 8,00
Tel.: (11) 3871-7700
Não recomendado para menores de 16 anos

matérias relacionadas