Saudação ao amor

por Camila Eiroa

Fotógrafo reflete o amor de casais em ensaio que registra momentos íntimos

"Retratar o amor de forma poética e livre pode desmanchar os estereótipos que regem as relações", é o que diz Vitor Barão, de 27 anos. Ele é fotógrafo paulistano e criou o projeto AMOR(A) em outubro de 2015, em que fotografa casais em momentos íntimos. É quase um trabalho de voyeur. "O amor está latente nas fotos, estava lá na hora do clique e permanece submerso na imagem. Não o vemos, mas a sensação permanece", acredita.

Para Vitor, a fotografia é capaz de explorar a intimidade dos casais de maneira real. Em contraponto à pornografia que é consumida de maneira massiva por toda a sociedade, as imagens em preto e branco do paulistano questionam até onde essas referências afetam os casais. "As pessoas acabam reproduzindo em seu comportamento o que o inconsciente registra dos filmes. O que menos se vê é a conexão entre as pessoas que transam nos vídeos - as posições são estranhas, os gestos são exagerados e não há olhares", diz.

Nem sempre é fácil se sentir à vontade com alguém observando (e fotografando) esses momentos, mas o fotógrafo garante que quando a sessão começa, ele se faz invisível. "Os casais sempre ficam um pouco tímidos no começo, depois passa. As pessoas são sempre muito diferentes, mas quando começamos a fotografar, quando as primeiras roupas são tiradas e os primeiros beijos acontecem, todo mundo fica igual. O carinho entre elas aparece com uma força tão grande que se torna universal."

Quase 40 casais já foram fotografados, dos mais diversos possíveis. Héteros, gays, poliamorosos. Há, também, quem tenha sido fotografado sozinho. "Alguns solteiros têm o amor latente na pele, inclusive por seus próprios corpos. Em outras fotos, por exemplo, só um membro do casal aparece, enquanto o outro está por trás das câmeras interagindo. Eu mesmo apareci indiretamente em algumas fotos quando fotografei minha companheira", conta. O importante é não esquecer do amor, grande protagonista das fotos do AMOR(A)

Vai lá:  projetoamoramora.tumblr.com

fechar