por Fernanda Takai
Tpm #72

... mas como não comprar estas coisas enlouquecedoramente japonesas?

... mas como não comprar estas coisas enlouquecedoramente japonesas? Saiba pra que servem as invenções mais bacanas que os olhos puxados fizeram para mulheres como eu e você POR FERNANDA TAKAI

Sou neta de japoneses por parte de pai e nunca estive tão perto dessas origens como agora, aos 36 anos. Fui ao Japão pela primeira vez como turista no fim de 2005. Fiquei realmente interessada pela cultura nipônica, mas desanimada com minha falta de comunicação. Resultado: na volta, entrei na aula de japonês! Este ano voltei a Tóquio para cantar num desfile de moda. Lancei disco, fiz pocket show em templo budista, noite de autógrafos na Tower Records de Shibuya e... quero muito voltar lá ano que vem. Se tiver a felicidade de conhecer o Japão, mesmo que não seja do tipo consumista, vai ser duro não voltar de lá com algumas coisinhas que você nem sabia que queria ter.



1 Japão do alto de um templo em Kyoto. 2 Música sagrada Pocket show num templo em Kagurazaka. Repare nos pés descalços.



3 Quitute oriental Experimentando uma sopinha de cogumelos muito exótica. 4 Pose com Rilakumma Em frente a uma loja de brinquedos com o ursinho mais popular do Japão.



5 Geisha Waltz De Hanko Kagurazaka, este compacto em vinil 45 rpm vai ser difícil de achar. Por isso, disponibilizamos, no site da Tpm, uma faixa desse disco, gravado em 1952.


A cantora foi mesmo uma gueixa de Kagurazaka, bairro tradicional de Tóquio. A música fala do amor proibido de uma gueixa por um homem com quem dançou uma vez. Em geral, suas canções reafirmam que o amor não é uma questão de livre escolha para elas. 6 Bichos amigos Elas estão por toda parte em todo tipo de loja e custam só US$ 5! As sombrinhas são pequeninas e atendem a todo gosto de cores e bichos. 7 Versão japonesa Ganhei essas duas compilações do trabalho da Nara Leão e adorei o nome da coleção, que separou as músicas em “Sunny Side” e “Cloudy Side”. Como tudo no Japão é do avesso, esses discos vêm com os encartes em pé. 8 Sneaker Este estojo serve para guardar pasta de dente, escova, lápis, caneta... O mais legal é ver a reação das pessoas quando você abre e tira um tênis da bolsa. Você acha esse tipo de coisa em lojas de presentes aleatórios (uma das mais conhecidas é a Tokyu Hands). 9 Bolsa Technics Lá em Shimokitazawa tem umas vielas com lojas estreitas transbordando de coisas. Esta bolsa que simula um sonzinho portátil foi daqueles presentes que só uma vez na vida um irmão mais novo é capaz de acertar! 10 Cortador de unha patinho Convencer criança pequena a cortar as u­nhas é sempre um custo. Agora nenhuma delas vai resistir ao fantástico pa­tinho que tira o bico e se transforma num cortador de unhas! 11 Origami com es­tam­pas Este papel maravilhoso pode ser encontrado em várias livrarias do Japão. As­sim, seus bichos saem dobrados – e estampados! 12 Ca­pas lindas Esta capa bacana é a da Maki No­miya, que era vocalista do Piz­zi­cato Fi­ve. Um show de impressão, só vendo! E ouvindo, claro.

matérias relacionadas