por NIVEA

Perceba seu corpo

apresentado por NIVEA

Criar uma relação mais saudável e acolhedora com a nossa autoimagem pode ser simples, mas basta começar. Vamos juntas?

Você sabe o que é body positivity? O termo, em inglês, pode ser traduzido literalmente como positividade corporal. É o movimento que busca resgatar um olhar mais carinhoso para todos os corpos e peles, reconhecendo que todos eles são lindos independente de forma ou idade. Afinal, a passagem do tempo não deve ser um motivo para deixar de lado o cuidado com nosso corpo.

O que parece simples, porém, é uma verdadeira missão a ser incorporada no nosso dia a dia. Isso porque diversos estímulos acabam alimentando padrões irreais em nosso imaginário.

Segundo pesquisa do instituto Sophia Mind, 54% das mulheres brasileiras estão insatisfeitas com alguma parte de seus corpos. Já dados de um estudo de 2019 da Kantar, empresa de dados e consultoria de insights, mostra que 20% das 410 participantes sintam baixa autoestima além da média, tendo como alguns fatores a falta de autonomia sexual e corporal (23%),  de representatividade (16%) e de conexões sociais (15%).

“54% das mulheres brasileiras estão insatisfeitas com alguma parte de seus corpos”
Pesquisa do instituto Sophia Mind

Como podemos mudar essa percepção? Seguir menos perfis irreais nas redes sociais, criar uma rede de apoio, não se comparar e não se atentar apenas a números na balança podem ser um caminho para ter orgulho de ser quem você é. 

Veja abaixo atitudes sugeridas pelo NIVEA Body Q10 Vitamina C* para colocar na rotina momentos de auto-cuidado e acolher seu corpo como ele é.

Perceba seu corpo

Quantas vezes por dia você percebe o seu corpo? Isto é, você sente cada pedacinho e cada particularidade dele? Talvez no banho, processo que pode se tornar mais automático do que gostaríamos em meio a rotina. Para trazer mais acolhimento ao seu templo pessoal, ao acordar, além de dar boas espreguiçadas, sinta-se. Abrace cada parte do seu corpo, faça uma automassagem e acorde seu corpo com carinho para encarar mais um dia. Afinal, ele é seu instrumento mais poderoso para encarar a rotina.

Não se compare

Percebeu que a primeira coisa a fazer ao acordar é sentir seu corpo? Então nada de entrar nas redes sociais logo pela manhã. Tome seu ritmo e não compare seu corpo, seu cabelo, sua pele e sua aparência com aquelas cheias de filtros e edições. A vida real é no aqui e agora. Por isso, escolha uma roupa confortável que te faça se sentir bem, tome um belo copo d’água e deixe os stories para depois.

Menos filtros, mais realidade

Que tal trabalhar a autoaceitação nos seus posts das redes sociais? Nada de ficar refém de filtros que afinam o nariz, clareiam a pele e trazem um blush natural para corar as bochechas. Além de você começar a enxergar em você, sem filtros, sua verdadeira beleza, você estimula outras mulheres a reconhecerem a beleza que há sem manipulações que acabam transformando seu rosto no que ele não é. 

Números não definem ninguém

Números: eles estão por toda a parte. Para piorar, definem o nosso humor e nossa visão sobre quem somos. Mas será que eles realmente definem alguma coisa? Esqueça o hábito de se pesar todos os dias esperando perder gramas e quilos. Afinal, é normal nosso peso variar dependendo do dia e da fase do mês – alô, menstruação? Além disso, do 34 ao 64 cabem diversos corpos e curvas diferentes, todos lindos do seu jeito.

Não deixe de usar o que gosta…

… Porque disseram que não era para você. Já que estamos falando de roupa, tente se lembrar de quais peças você evitou usar porque evidenciaria algo que você não julga interessante no seu corpo. Se vestir também é se libertar de opressões. Antes de se reprimir, experimente. Quem sabe não abre uma porta de inspirações para novos looks?

Afaste-se de quem te julga pela aparência

Item autoexplicativo dessa lista, não é mesmo? Não vale a pena manter amizades ou relações de qualquer tipo que te afastam ou te aproximam dependendo da sua aparência. Laços reais são construídos com base no afeto e na troca verdadeira, além da confiança, é claro. Fique com quem te valoriza como você é e, mais importante, com quem vai te ouvir e ajudar a desconstruir qualquer pensamento que te rebaixe.

Não compare suas fotos antigas

Todo corpo muda ao longo de uma vida. Com o envelhecimento, outras características chegam para mostrar nosso amadurecimento. Olhar fotos antigas e tentar fazer com que seu corpo reflita aquela aparência é bobagem. Priorize olhar para o momento presente e dar o seu melhor.

Dance, experimente movimentos

Quando a autoestima está baixa, é normal nos retrairmos em diversas situações. Principalmente no que diz respeito ao contato com as outras pessoas. Isso pode trazer diversas tensões, inclusive físicas. Bora dançar? Faça uma playlist bem animada, escolha músicas que reflitam o seu momento e deixe o corpo livre para ele fazer o movimento que der vontade. 

Crie sua própria percepção de beleza

Afinal, o que é beleza? Reúna suas inspirações e referência, veja como elas podem despertar uma rotina mais conectada com os seus valores e seus sentimentos. Afinal, toda boa aparência reflete um equilíbrio interno. Bora praticar? ;)

*A coenzima Q10 é produzida naturalmente pela nossa pele e em todas células do corpo humano através de reações químicas. Ela age como um provedor de energia e antioxidante; além de ter papel fundamental no metabolismo celular.

fechar