Pela leveza de uma vida sem opiniões

Diana Assennato
Natasha Madov

por Diana Assennato
Natasha Madov
Tpm #152

A gente quer te contar um segredo: você não precisa ter opinião formada sobre as milhares de pequenas discussões e polêmicas que pipocam na web

Menina, você viu aquele vídeo no Facebook que tá todo mundo (ok, vai: meia dúzia de pessoas) compartilhando? Viu a foto da fulana no Instagram que ganhou 1 milhão de curtidas? Não? Sério?

A gente quer te contar um segredo: você não precisa saber de nada disso, muito menos ter opinião formada sobre as milhares de pequenas discussões e polêmicas que pipocam na web a todo instante. De verdade. 

As redes sociais têm milhares de pontos positivos: te conectam com gente querida, te informam, te distraem. Mas com elas também vem o peso do excesso de informação e da hiperconectividade.  E mais: uma pseudonecessidade de se posicionar. 

É tanta gente tomando seu espaço para dar pitaco nesse palanque virtual que fica difícil não escorregar e querer dar o nosso pitaquinho também. E, assim, vamos nos sentindo obrigadas a seguir consumindo informação loucamente para continuar opinando. 

Seu colega do trabalho manda aquele textão sobre política no Facebook, você não se aguenta e vai lá discordar? De forma impetuosa, responde a uma amiga que soltou uma farpa no Twitter sobre uma atriz que, para ela, está malvestida ou gorda no tapete vermelho? Pronto, quando você percebe, está no meio do chorume na internet.

Uma das tiras mais populares do xkcd (que é uma das nossas webHQs preferidas) resume essa situação perfeitamente: uma pessoa está digitando na frente do computador quando alguém fora do quadro pergunta: “Você não vem dormir?”, ao que ela responde: "Não posso, estou fazendo algo importante. Tem alguém errado na internet". A tirinha em inglês: 

Vai sempre ter gente equivocada na internet, porque tem muita gente equivocada na vida real. E, acredite, você não tem nenhuma obrigação de lidar com isso.

A gente quer te propor um desafio e não vai ser um detox de rede sociais, tá? Tente ficar por uma semana sem postar uma opinião, sua ou de outra pessoa, nas suas redes sociais. Poste fotos de gatinho, do seu almoço, do seu bebê, inunde o feed com selfies. Ou, melhor ainda, não poste nada, não comente nada, no máximo dê likes escolhidos a dedo.

Sabe o que vai acontecer? Nada. Não vai baixar polícia na sua casa reclamando que você não tretou com seu vizinho ou que você não disse o que achou do primeiro capítulo da novela. 

Opinião é como você-sabe-o-quê, todo mundo tem a sua. Mas ela não precisa ser transmitida em nível planetário pela web. Melhor discutir com seus amigos tomando uma cerveja no bar do que pelo celular ou pela tela do computador. Experimente fazer isso. Você vai ver como a vida vai ficar mais... leve.

Diana Assennato e Natasha Madov, jornalistas e geeks assumidas, são criadoras do blog Ada.vc, onde falam sobre tecnologia, internet e cultura digital com um olhar feminino 

 

fechar