por Luciana Carpinelli

Misturar os ingredientes, colocar na forma e assar. Fácil assim!

O forno é, para mim, um item indispensável na cozinha. Além de não fazer muita sujeira, o único segredo é marcar o tempo e deixar que ele faça o resto – e aqui fica a dica de usar um timer ou então programar um alarme no celular mesmo, como eu costumo fazer.

Desta vez, selecionei duas receitas super práticas e deliciosas que, como continuam boas mesmo depois de frias, são também uma ótima sugestão para um lanche fora de casa e até mesmo um piquenique no parque. A primeira é de uma torta de bacon (sim, eu disse bacon) e milho e a segunda é a do melhor brownie que já fiz na vida. Aproveita que hoje temos dois vídeos, para não ficarem dúvidas!

 

Torta de bacon com milho

Tortas são excelentes opções para uma refeição rápida e prática, seja ela um lanche ou até mesmo um jantar ou almoço. Servidas como acompanhamento ou acompanhadas de uma bela salada, matam a fome e também não decepcionam se o objetivo é complementar um ótimo bate-papo com uma cerveja ou seus drinks preferidos.

2 colheres de sopa de óleo de canola ou de girassol

1 cebola pequena picada

200g. de bacon em cubos

1 lata de milho escorrida

170g. de iogurte natural não adoçado

1/2 colher de chá de molho de pimenta ou páprica picante a vontade

1 ovo

1 abobrinha média ralada

1 xícara de fubá pré-cozido

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de açúcar

3 colheres de chá de fermento em pó

1/4 colher de chá de sal

Aqueça o óleo em uma frigideira ou panela pequena e coloque o bacon para fritar até que fique crocante. Quando o bacon começar a dourar, adicione a cebola para refogar na gordura. Quando a cebola murchar, desligue o fogo e misture o milho. Está pronto o nosso recheio -- deixe-o esfriar um pouco.

Em uma tigela, coloque a abobrinha e misture bem com o iogurte e o ovo. Quando estiver tudo bem integrado, acrescente o fubá, integre-o à massa, e junte o recheio refogado. Em seguida, envolva a farinha de trigo e, ao obter uma massa homogênea, a páprica ou molho de pimenta, o açúcar e o fermento. O sal vai por último.

Espalhe a massa em uma assadeira untada e enfarinhada com fubá ou farinha de trigo e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido em 180oC por 25 a 30 minutos ou até que comece a dourar e o centro esteja firme e sequinho (o teste do palitinho sempre ajuda – ele deve sair seco, sem resíduos).

Espere a torta esfriar um pouquinho para cortar os pedaços. Se quiser, aqueça um pouquinho no micro-
ondas antes de servir.

Dica: esta torta pode ser congelada. Para isso, espere esfriar, corte pedaços e embrulhe-os em papel alumínio. Antes de servir, aqueça no micro-ondas por mais ou menos 30 segundos.


Brownie especial com dois chocolates e amêndoas

Uma sobremesa deliciosa preparada com chocolates ao leite e meio amargo (quem não gosta de chocolate, né?) e alguns pedaços de amêndoas para dar um toque crocante. Depois de 20 minutos no forno, fica uma delícia ainda morno acompanhado de uma bola de sorvete de creme. Fácil, rápido de fazer e delicioso. Ah, e preciso dizer que este é o melhor brownie que já fiz na vida!

170g. de chocolate meio amargo

50g. de manteiga cortada em cubos e em temperatura ambiente

1/2 xícara de açúcar mascavo

2 ovos

1 colher de chá de baunilha

1/2 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pitala de sal

1/4 xícara de amêndoas picadas

1/4 xícara de gotas de chocolate ao leite

Quebre o chocolate, coloque em uma tigela de vidro e leve ao micro-ondas. Aqueça por 30 segundos, retire e misture para distribuir o calor. Repita esse processo até que o chocolate esteja derretido (deve precisar cerca de 2 minutos, no máximo). Depois, acrescente a manteiga e vá mexendo até que ela derreta completamente e fique um creme homogêneo. Esta será a base do brownie.

Em outra tigela, bata o ovo com a baunilha por mais ou menos uns 2 minutos até começar a aparecer bolhinhas menores. Se quiser, bata na batedeira, mas como é rápido, eu acho que não tem problema usar um fouet para isso.

Depois, adicione o açúcar mascavo, a farinha de trigo (de preferência peneirada) e o chocolate com a manteiga. Misture bem a cada adição. Por último, envolva o bicarbonato e o sal. Misture até dissolver todos os grumos para obter uma massa lisa.

Despeje a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga untado (passe uma fina camada de manteiga/margarina na assadeira, cubra com um pedaço de papel que fique maior que a assadeira e unte novamente com manteiga/margarina, sobre o papel — sem ele, o brownie não desenforma sem quebrar). Se não tiver o papel manteiga, unte bem a forma e polvilhe com chocolate ou cacau em pó.

Distribua por cima as castanhas e as gotas de chocolate e leve ao forno pré-aquecido em 160-180oC por mais ou menos 20 minutos. O brownie fica baixo (não cresce muito), as bordas devem ficar mais secas e o centro ainda não tão firme. Retire do forno, com a ajuda do papel, desenforme o brownie e deixe-o esfriar, sem o papel, sobre uma grade (pode ser a parte reta do escorredor de louças ou uma das grades do forno ainda fria sobre apoios para que o ar circule por baixo também).

Dica: este brownie pode ser congelado. Para isso, espere esfriar, corte pedaços e embrulhe-os em papel alumínio. Antes de servir, aqueça no micro-ondas por mais ou menos 30 segundos e, para complementar, colocar uma bola de sorvete de creme. Fica irresistível!

*Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 http://cozinhandopara2ou1.com

matérias relacionadas