por Natacha Cortêz
Tpm #134

Recém-lançada, editora transforma conteúdos que deram certo na internet em livros impressos

De conversas pelo bairro paulistano de Higienópolis – e depois de uma demissão inesperada –, os jornalistas João Varella e Thiago Blumenthal começaram a pensar em fazer algo juntos no ramo da editoração. Em dezembro de 2012 nascia a Lote 42, uma editora com os olhos na internet e vontade de transferir seus bons conteúdos pra outras plataformas, inclusive a impressa. “As editoras tradicionais esperam que os autores mandem material inédito. Fazemos isso também, mas vamos na contramão ao correr atrás de coisas interessantes da web que poderiam funcionar no formato livro”, explica João.

Com um semestre de vida, a editora tem três obras no catálogo: o primeiro lançamento foi Já matei por menos, com textos do ótimo blog homônimo de Juliana Cunha (e ilustrações como esta do mineiro Laurindo Feliciano). Em seguida, veio O pintinho, reunindo as sarcásticas tiras criadas pela jornalista Alexandra Moraes. Agora, apostam em mais um autor que transita entre o ambiente on-line e o impresso: Manual de sobrevivência dos tímidos traz texto e ilustração do quadrinista carioca Bruno Maron, do blog Dinâmica de BrutoJá na introdução, ele escreve: “A proposta deste livro não é vencer a timidez — muito pelo contrário. Aqui eu ensino a potencializar a timidez para ser um tímido multifuncional”.

Vai lá: Manual de sobrevivência dos tímidos, ed. Lote 42, R$ 39,9. www.lote42.com.br

fechar