’Eu nunca mais vou ligar para esse cara’. Sim, mentimos para nós mesmas o tempo todo
Renato Russo dizia que mentir para si mesmo é sempre a pior mentira. Refletimos, refletimos, e ainda não sabemos se concordamos. Afinal, a gente mente para a gente mesma o tempo inteiro (e se você disser que não faz isso a gente vai achar que você está mentindo). Como abril é o mês da mentira, perguntamos para amigos da casa e leitoras qual foi a maior mentira que eles já contaram para eles mesmos. Será que eles mentiram? Pode ser, já que esta que vos escreve mentiu para si mesma quando disse que ia entregar este texto ontem, coisa que não fez.
“Eu vou só dar uma passadinha” Jô Hallack, jornalista e escritora. Diz essa frase desde que começou a sair na noite. O “dar uma passadinha” significa ir a festas roubadas, vernissages roubadas e outros micos em geral.
“É só um beijo. Não vou me envolver com ele” Nina Lemos, editora desta coluna, já disse essa frase várias vezes e acreditou nela. E, depois dos tais “simples beijos”, apaixonou-se e se envolveu em confusões bem grandes.
“Minto para mim todo dia. Várias vezes por dia. A lista básica é a lista básica, infinitamente repetida: estou mais saudável, estou bebendo menos, estou ficando mais em casa, estou em busca de um amor mais fixo, estou entregando as encomendas de texto antes do prazo... Mais: encontro vocês mais tarde, hoje eu vou mesmo, no próximo ano me mudo para o Nordeste, você foi o melhor sexo da minha vida inteira, você é o grande amor da minha vida. Eu mudei, não sou mais aquele cara maluco que você conheceu. Desisto, logo minto” Xico Sá, escritor, acha que mentir é editar a vida.
E pelo Twitter:
@crisrabaca Que eu posso emagrecer quando eu quiser, que isso é algo totalmente sob meu controle.
@sobresonhos Eu nunca teria um filho.
@le_mendes Vou dormir cedo, acordar cedo, tomar um delicioso café da manhã, correr no parque e ainda chegar no trabalho de bom humor...
@AnaGondolo “Ana, vc eh indispensável” #nooot