Mariana Caltabiano

por Ariane Abdallah
Tpm #107

A produtora, escritora e cineasta estreia nesta Tpm como editora convidada

 

Mariana é do mundo das ideias, dos bastidores. Seu rosto não é conhecido, mas seus personagens sim. Por exemplo, o Iguinho – do portal infantil do iG –, os protagonistas de As Aventuras de Gui & Estopa, primeiro longa de animação nacional comprado pelo canal Cartoon Network (e dirigido por ela), e Marcelo Nascimento, o cara que se passou por dono da companhia aérea Gol e enganou muita gente com seus golpes. Ele se tornou protagonista do documentário VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso, dirigido por Mariana, com lançamento previsto para abril deste ano.

Foi da moça de 38 anos também a inspiração para o longa-metragem de ficção VIPs, com Wagner Moura, que estreia em 11 de março e ganhou cinco prêmios no Festival do Rio 2010 – entre eles, o de melhor filme e o de melhor ator. Mariana deu a ideia da trama a Toniko Melo, diretor do longa, e a Fernando Meirelles, produtor, ambos conhecidos do tempo em que ela era redatora das agências DM9 e Talent. Os detalhes dessa história, Mariana conta a partir da página 36, no Bazar.

Mariana estudou cinema na School of Visual Arts e na NY Film Academy e, em 1995, escreveu seu primeiro livro, infantil, Jujubalândia, que virou série de TV, peça de teatro e CD. Já fez roteiros para SBT e Globo e agora é responsável pelo primeiro longa de animação nacional em 3-D, o Brasil Animado, lançado em janeiro de 2011 e visto, até o fechamento desta edição, por 100 mil pessoas. “A previsão é que chegue a 1 milhão de espectadores até o fim do ano”, aposta ela.

Entre roteiros e estreias, Mariana muda seu canal para criar, toda noite, histórias inéditas que embalam o sono dos filhos, Isabela, 11 anos, e Felipe, 8. E também para dar pitacos nesta edição da Tpm – por exemplo, foi dela a sugestão de Arieta Corrêa, atriz de VIPs (a ficção), para a Semana de Moda.

fechar