Guia para o amor nos tempos da DM

por Nina Lemos
Tpm #110

Como se virar em um mundo onde telefonema é coisa antiga e o curtir é a nova piscada

Neste Dia dos Namorados, decidimos dar a você um guia (não leve a sério, só um pouco) de como se virar em um mundo onde telefonema é coisa antiga e o "curtir" no Facebook é a nova piscada.

Este ano resolvemos fazer um especial Dia dos Namorados diferente. Sim, não há mais sentido em falar sobre coisas como cartão do dia 12 de junho numa época em que a gente tira uma foto nossa acordando, edita com um filtro do instagr.am e entra (ainda deitada na cama) no Facebook para ver quem "curtiu" as coisas que postamos.

Se você está solteira e conhece alguém bacana, adiciona no Face. E fica se perguntando se ele curtir o seu link significará alguma coisa. Sim, curtir o link é o novo piscar olho. Por isso, porque o mundo anda realmente complicado, resolvemos fazer para vocês um guia que tira todas essas dúvidas (até parece!).

O mundo das DMs
Você começa a trocar tweets com alguém. Uma hora, vocês começam a trocar DMs. Saiba que a DM é o dark room do Twitter. Ali vocês podem falar mal do trabalho, de pessoas e, claro, paquerar. A paquera por DM pode começar com temas filosóficos (em 140 caracteres, olha só a loucura) ou com cantadas explícitas, que muitas vezes (nas melhores delas) vão para o: "Me passa seu número que a gente combina por SMS".

Atenção: trocar número de telefone é uma coisa íntima nesse mundo. Telefonar, então, é ter certeza de que algo vai rolar. E falar por SMS é mais pessoal
do que falar por DM. Afinal, houve uma troca de números de telefones, algo quase mais íntimo que o sexo nesse mundo em que telefone serve para tudo, menos para telefonar.


Fulano curtiu isso
No mundo dos relacionamentos, uma das frases mais usadas, principalmente em pensamento, é: "O que isso significa?". Bem, os sites de relacionamento, os aplicativos de iPhone, tudo isso é terreno para que a gente enlouqueça tentando entender o que significam coisas como:

Alguém curtir uma coisa que você escreveu ou uma foto sua

Isso não significa absolutamente nada. O problema é que, se um cara começar a curtir TUDO que você posta, pode até significar: ou que ele é um mala que passa o dia inteiro fazendo isso, ou que ele está, sim, te dando mole. Tudo depende também do que a pessoa curte. Se o cara curtiu uma foto sua de biquíni, significa que ele te achou gostosa. E, se o seu namorado curtir uma foto de outra garota de biquíni, significa que você vai ter um ataque de ciúmes.

Atenção, se você é tímida, não pense que você está "paquerando descaradamente" alguém no Facebook só porque "curtiu um link".
"Quando a pessoa é meio serial killer, serial curtidor, significa MEDO", diz o escritor e eterno consultor desta seção Xico Sá. "Quando ficam curtindo muito eu falo assim: vem curtir comigo aqui na minha cama."

Fulano te cutucou
Está aí. Se curtir não significa nada, o que significa alguém te dar uma cutucada virtual?
Bem, se a pessoa for alguém que você já namorou, ou com quem você já teve qualquer história que tenha passado pela cama, significa que ela é covarde! Sim, porque se a internet já é a terra da covardia (muito mais fácil mandar uma DM do que dar um telefonema) cutucar... seria a escala máxima da covardia humana.

"Eu estava namorando um cara. Fiquei doente, avisei para ele e ele nem deu bola. Fiquei puto. Achei um absurdo. Liguei para ele e dei um esculacho, disse que era melhor a gente parar de sair. Sabe o que ele fez algumas semanas depois? Começou a me cutucar no Facebook! Vê se pode, cutucar", conta o jornalista Vitor Angelo, que é autor do blog Blogay, na Folha Online. Depois disso, claro, não quis mais nada com o sujeito.

"A cutucada é o novo puxão de cabelo", diz Xico Sá.

O chat do Facebook
Se curtir é o novo piscar o olho e cutucar é o novo puxão de cabelo, o chat do Facebook é o novo murinho da escola, aquele lugar onde as pessoas ficavam fofocando e paquerando. Só que esse murinho é frequentado por adultos (pelo menos na idade) e, por isso mesmo, é bem mais confuso. Esse lugar é também chamado de "chat do Facebook dos infernos". Lá, um passante pode te abordar ou um cara que você ficou uma vez, mas mora em outra cidade, pode passar cinco horas conversando com você diariamente (e você cai nessa, até que vai na cidade onde ele mora e ele te dá um perdido). Resumindo: esse é um hospício virtual.

Atenção, puxar conversa no chat do Facebook pode significar que você está paquerando alguém ou sendo paquerado, sim. Mas não necessariamente.

Você pode fazer isso só porque está entediada. Ou a fim de "causar". Sim, causar pela internet é muito fácil. Você nem precisa sair de casa. E, na hora em que aparece algum conflito, é só ficar off-line (claro, as coisas não mudaram tanto assim: na hora de ficar off-line, os homens continuam dizendo "agora eu tenho que trabalhar", como se a gente não trabalhasse. Aff).

fechar