Gaía Passarelli indica blogueiras que exploram o mundo com visões únicas e especiais
Escrevi há uns meses sobre como é difícil encontrar escritoras dentro da literatura de viagem. Agora faço o mesmo com blogueiras. Só que ao contrário de escritora, blogueira tem de monte! Nas redes sociais a hashtag viagem não tem a mesma repercussão de moda ou maquiagem, mas o assunto está em todo lugar. Viagem, afinal, faz parte do guarda-chuva life style e meio que cabe em qualquer blog, canal de Youtube ou revista de comportamento.
Pensando nisso, quis escolher mulheres com visões particulares. Acredito na ideia do "travel writing" como forma de descobrir o mundo por outros olhares. E me deparei com um problema na hora de pesquisar: na teoria, temos tantos olhares quanto mulheres diferentes. Já na realidade, mais ou menos. Há pouca (ou nenhuma) representação negra, árabe, gay ou trans. Nos EUA, país onde mercados "de nicho" são mais trabalhados, a situação é melhor-mas-não-muito, como conta Gloria Atanmo, do The Blog Abroad. Isso porque viajar (e poder viver de viajar) pode até ser mais popular e disponível do que jamais foi, mas ainda é um privilégio de poucos, mesmo se a gente esquecer esse detalhe.
Por isso mesmo é importante ter mais e mais variadas vozes dentro do universo da viagem. Minha lista abaixo é curtinha, é um começo, e fica o convite para você compartilhar comigo as suas sugestões.
Seis blogueiras de viagem brasileiras
Cris Marques - Dentro do Mochilão
Turismóloga de formação, Cris não tem endereço fixo e viaja principalmente pelo Brasil. Seu blog cobre questões sociais, turismo solidário e volunturismo (trabalho voluntário em viagens).
Gabi e Fábia - Estrangeira
Casal de mochileiras que escreve sobre turismo LGBT na América Latina e Europa.
Lívia Aguiar - Eu Sou À Toa
Jornalista feminista de Minas Gerais, Lívia é uma viajante independente que acredita na interação entre viajantes e nativos como melhor forma de conhecer lugares.
Talita Ribeiro - Turismo de Empatia
Talita é jornalista especializada em turismo e autora de Refugiados do Oriente Médio, primeiro livro da coleção Turismo de Empatia, em que narra o que viu e viveu vivendo entre refugiados de guerra na Jordânia e no Curdistão.
Amanda Noventa - Amanda Viaja
Amanda é colunista do Estado de São Paulo e dá dicas para quem quer economizar para viajar. Está finalizando o crowdfunding para seu segundo livro, Não Comprei na Zara, Gastei na Viagem.
Denise Tonin - Viajante Solo
O nome indica: o blog da Denise é sobre viajar sozinha. Tem textos próprios e de colaboradoras, incluindo destinos não muito explorados por mulheres, como África e Oriente Médio.
E seis travel bloggers na gringa
Jodi Ettenberg (Legal Nomads)
A canadense Jodi é advogada e escreve bem à beça. Fala principalmente sobre comida de rua na Ásia e dá dicas para celíacos, além de cursos e dicas para quem quer se aventurar no travel blogging.
Chelle e Christal Roberts (BrownGirlsFly)
Duas irmãs norte-americanas que escrevem sobre viagem do ponto de vista da mulher negra. Sua missão é "inspirar mulheres como nós a sair da zona de conforto".
Lauren (Neverending Footsteps)
Lauren é da Inglaterra e escreveu How Not to Travel The World, em que conta como superou um caso grave de ansiedade clínica para realizar o sonho de viajar o mundo.
Meruschka Govender (Mzansigirl)
Meru é sul-africana, ativista do turismo responsável e especialista na cena cultural de Joanesburgo.
Arianna Quintero (La Pequeña Comeflor, Venezuela)
Filha de uma apresentadora de programa de viagem na TV venezuelana, Ari tem alma de jornalista e se especializou em fotografar o que há de lindo e único em sua amada Venezuela.
Ying Tey (The Tiny Wanderer, Malasia)
Uma das estrelas do travel blogging asiático, a diminuta Ying experimenta para contar como é, por exemplo, trabalhar de garçonete na Austrália, aprender alemão em Hermsdorf ou fazer parte de uma equipe de cruzeiros de luxo.
PS: Mulheres no Mapa
É um bom momento para indicar blogueiras de viagem. Aproveito que o SESC está abordando o assunto "mulheres que viajam" dentro de seu festival anual de turismo. A programação, batizada "Mulheres no Mapa", inclui escritoras, blogueiras, comissárias de bordo e agentes de turismo, entre outras profissões à viagem. Vai até novembro nos SESC's de São Paulo capital e interior. Veja a programação completa.