por Glória Pereira
Tpm #109

Glória Pereira dá dicas para você cuidar do seu dinheiro hoje e se sentir segura amanhã

A maioria das pessoas, ainda hoje, vive sem planejar financeiramente seu futuro. Viver tem um custo de acordo com o estilo de cada pessoa. Uma das leitoras está às voltas com a mãe, que tem Alzheimer já em estágio avançado, demandando cuidados as 24 horas do dia. Ela me escreveu que o ideal seria manter a mãe numa clínica particular, talvez durante anos, mas que não tinha condições financeiras. Na mesma semana, outra leitora me diz que sua mãe resolveu vender o apartamento em que mora sozinha, de 400 metros quadrados, todos os móveis e obras de arte, porque resolveu se mudar para um apart hotel de 60 metros quadrados associado a uma clínica geriátrica, pagando por todos os serviços e comodidades R$ 10 mil mensais. Feliz da vida, não depende financeiramente de filha nem genro. Essa senhora surpreendeu os próprios filhos e familiares.


Quer você seja filha e/ou mãe, nossa vida neste planeta está durando muito mais que antes. O fato de ter uma reserva financeira para o futuro faz toda a diferença para sua qualidade de vida atual e após os 60, 70, 80, 90, quem sabe 100 anos.

Gastar tudo que se ganha é uma atitude que demonstra completa falta de educação financeira. Se você tem esse comportamento, está na hora de começar um processo de aprendizagem que lhe dará poder de escolha.

Atenção: não entregue seu dinheiro para o gerente do banco ou para a corretora de valores que lhe prometa, após 10 ou 20 anos, um bom retorno financeiro. Vivemos na globalização com mercados financeiros se ajustando o tempo todo, e milagres são raros. Milhões de americanos perderam suas economias de toda uma vida no crash de 2008!

Aprenda a montar uma carteira de investimentos, de acordo com seu estilo, estabelecendo uma estratégia que inclua renda fixa e renda variável:

Renda fixa é mais segura, porém dá um baixo retorno financeiro.

Renda variável apresenta maior risco, porém com mais chances de retorno.

Então, recomendo estudar sobre Letras do Tesouro Direto. Além da velha caderneta de poupança como renda fixa, dedique-se a estudar como funciona o mercado de ações, cada vez mais fácil de operar através do próprio iPad ou do smartphone. Para começar, navegue gratuitamente no site da Bovespa. Boa sorte!

Vai lá: www.bmfbovespa.com.br

Glória Pereira é consultora de riqueza. Autora de vários livros sobre finanças pessoais, entre eles o best-seller A Energia do Dinheiro (Campus), e do jogo Negócio Sustentável
Seu email: gloria.pereira@sinergianet.com.br 

matérias relacionadas